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O freelancer é um profissional que trabalha de casa e passa longas horas sem falar com ninguém. Verdade ou mentira? Depende! Se você tiver uma parceria de job, pode trabalhar junto a outra pessoa, promovendo ganhos para ambos. Como formar parcerias de sucesso, e em que momento da carreira elas são bem-vindas? Leia para descobrir.
O que é uma parceria?
Na parceria, todos ganham, isto é, a relação envolve duas ou mais pessoas que se unem para alcançar objetivos em comum. Se somente um lado ganha, não é parceria!
Em que momento elas são bem-vindas?
Por vezes, o freelancer pode receber mais propostas de trabalho do que pode executar. Sendo assim, se ele tiver um parceiro de jobs, pode passar alguns para seu colega de profissão, que receberá uma porcentagem de valores previamente combinada.
Esse tipo de parceria pode envolver tanto freelancers que já possuem experiência quanto um que possui mais que o outro. Assim, o de menos experiência pode trabalhar para o de mais, recebendo trabalhos para seu portfólio e também aprendizado. Para o de mais experiência, é uma chance de receber mais, e depois ele pode ajustar o job ao seu estilo.
Você também pode formar parcerias com freelas de outras áreas, para agregar diversos serviços de uma vez. Por exemplo: empresa de eventos (organização, confecção de convites, floricultura, confeitaria, fotografia, etc.).
A parceria pode ser bem-vinda, portanto, se você já recusou trabalho por não ter tempo suficiente para executá-lo. E também se tem clientes em áreas semelhantes à sua, para as quais você não presta serviço. Você sempre ganha!
Você pode ir longe com uma parceria com freelancers que trabalham em outros horários, também. Assim, enquanto um trabalha à noite, o outro descansa, e vice-versa. É a sua empresa funcionando 24 horas por dia!
Como formar parcerias de sucesso
Busque complementação, isto é, trabalhe juntamente a pessoas que irão somar. Como citamos, podem ser freelancers de áreas semelhantes, para vocês oferecerem um serviço completo ao cliente. Pode ser um belo diferencial para vocês!
Tenha parceiros alinhados aos seus objetivos. Como mencionamos no começo deste artigo, a parceria é a união de pessoas com objetivos em comum, então juntos vocês devem pensar para chegar aonde querem. É a soma que citamos acima.
Tenha paciência. No começo, você pode até se arrepender, porque a sintonia entre os parceiros pode demorar, principalmente se vocês estiverem em locais diferentes, que não possibilitam encontros presenciais frequentes. Com alinhamento e conversas constantes, vocês chegam lá.
Meça os resultados da parceria. Afinal, pode ser que, mesmo com paciência e alinhamentos, a parceria não dê certo. Você somente saberá isso após medir os resultados, ou seja, quando analisar os resultados de trabalho após a formação da parceria.
Se você recebeu críticas de clientes, se teve muito trabalho para ajustar o serviço do parceiro, se ele atrasa postagens ou não é comprometido, a parceria precisa ser desfeita para não prejudicar a sua reputação.
Você tem parceiros de trabalho? Já pensou em ter um? Quem sabe, agora não é hora de testar parcerias?