Tempo de leitura: 3 minutos
A saúde mental nunca esteve tão em alta, em meio à pandemia. E isso pode ser ainda mais preocupante para os freelancers, já que a instabilidade econômica pode prejudicar o seu rendimento. Porém, você deve cuidar de si, é preciso olhar para a saúde mental, não somente para a física. Conheça nossas dicas, a seguir.
Por que é fundamental cuidar da saúde mental?
Quando as pessoas não se preocupam com sua saúde mental, diversos problemas podem acontecer, como síndrome de Burnout e distúrbios psicológicos, entre eles ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
Entendemos que é difícil recusar trabalho, que muitas vezes os boletos só poderão ser pagos com aquele job a mais que você pega, ou que aquela horinha do descanso precisa ser preenchida com um extra, mesmo que temporário.
Tudo isso a gente entende, mas não é recomendável. Em longo prazo, quem sofre é a saúde mental, e o seu bolso.
Como cuidar da saúde mental
Não estamos dizendo que você não deve pegar mais trabalho do que deveria, ou que deve fazer isso ou aquilo, porque cada um sabe de si e da sua situação. Porém, queremos que você compreenda a importância de cuidar da sua mente, de dar um tempo para ela descansar, um tempo para você relaxar e respirar profundamente.
Sendo assim, temos algumas dicas que são simples, mas que poderão fazer a diferença no seu dia a dia e, principalmente, na sua saúde mental:
- busque passatempos fora das redes sociais. Você já passa diversas horas em frente ao computador, durante o trabalho. Nas folgas, aproveite para ficar longe das telas, buscando outras formas de passatempo. Por exemplo: jardinagem, leitura, ouvir música, meditação, etc.;
- reflita sobre a sua situação profissional. O que causa a sua necessidade de trabalhar tanto a mais? É o seu estilo de vida? O preço praticado mais baixo do que o dos outros freelancers? A falta de planejamento no orçamento? Reflita e tente mudar, para que você não precise aceitar tanto trabalho nos períodos de descanso;
- pratique exercícios físicos. Você passa o dia todo sentado, no seu home office, certo? Fica horas e horas em frente ao computador, sem ver pessoas que não as virtuais. Para melhorar a sua saúde mental, sugerimos que você pratique exercícios físicos. Se você não gosta de ir à academia, pode caminhar nas ruas do bairro, no parque, etc. E aproveite para respirar bem fundo!
- Seja um pouco egoísta. É isso mesmo! Pode parecer estranho, mas quando a pessoa para tudo e começa a pensar mais em si e não os outros, entende o que queremos dizer. Afaste-se de pessoas tóxicas, manipuladoras e negativistas, e procure a felicidade no que te faz feliz. Aprenda a dizer não e a se cobrar menos, isso é importante também!
E se precisar, não tenha receio de procurar um psicólogo. A saúde mental é muito importante, e esse profissional pode auxiliar você em seus problemas, desejos e motivações. Cuide-se, você vale muito!