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Trabalhar on-line, para muitos, é sinônimo de estar isolado, de não falar com ninguém por diversas horas. Porém, não é bem assim! Afinal, comunicação é peça-chave para o trabalho remoto, e você não só pode como deve ter conversas enquanto trabalha de casa. Quer conhecer mais sobre a eficiência da comunicação em home office? Leia nosso artigo de hoje.
Informe como você planeja passar as informações
Ao receber um serviço para executar, você também recebe um prazo para sua entrega, certo? Entre o início e o fim do job, você passa atualizações ao cliente?
Se não, provavelmente você é do time que acredita na solidão em trabalho remoto. Vamos mudar essa situação?
Combine com seu cliente um período para atualizações sobre o serviço, especialmente se for um job longo. Por exemplo: estipule comunicações semanais às quartas-feiras, às nove horas. Assim, o cliente fica a par do trabalho, sabe se está de acordo com as expectativas e pode passar possíveis ajustes. Ao entregar, você sabe que trilhou o caminho certo.
Seja sempre claro e objetivo
Você tem tempo a perder? Certamente, não. Acontece da mesma forma com seu cliente! Contudo, o diálogo é essencial em todos os serviços, sendo imprescindível para quem não está no mesmo espaço geográfico, como é o caso de freelancers.
Para ninguém perder tempo e todos ganharem com a comunicação, seja eficiente. Isto é, converse de modo claro e objetivo, sem distrações.
-se à disposição para alinhar objetivos
É fundamental que tanto o cliente quanto você estejam “na mesma página”, ou seja, que ambos saibam exatamente a situação em que seu job está. Para isso, você pode fazer as atualizações semanais que sugerimos anteriormente, mas também pode (e deve) se colocar à disposição para alinhar objetivos.
Sendo assim, você pode combinar com seu cliente para que haja, se necessário, conversas adicionais a essa semanal, pelo modo como vocês preferirem (e-mail, mensagens instantâneas, chamadas de vídeo, etc.). E, igualmente, seja claro e objetivo também nessa comunicação.
Dúvidas? Comunique-se!
Você não pode parar o seu trabalho caso surja uma dúvida, certo? Portanto, combine com seu cliente para que você converse com ele se aparecer uma pergunta que prejudicará o andamento do trabalho até a comunicação semanal.
Assim como você se colocou à disposição para atender o seu cliente quanto ao alinhamento de objetivos, peça o mesmo a ele caso surjam dúvidas sobre o trabalho. Às vezes, uma rápida conversa por mensagem instantânea resolve o seu problema, e você pode retornar ao trabalho.
Comunicação é essencial para a satisfação do serviço
Mesmo que você prefira trabalhar em home office por conta da suposta solidão que o trabalho remoto traz, a comunicação com o cliente precisa acontecer com regularidade!
Você pode preferir conversas por aplicativo de mensagem, e-mail, ou seja, opções de texto, que não demandem ligações ou chamadas de vídeo, mas a comunicação não pode faltar. Afinal, se você acertou tudo com o cliente, muito provavelmente ele terá satisfação ao receber o job. Então, vale a pena!