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Quando você envia propostas a clientes, provavelmente não recebe retorno de todas. E aí, esperar quanto tempo até ter essa réplica? Você deve contatar o cliente para saber se ele vai te contratar ou se já encontrou outra pessoa? Saiba como conseguir um feedback, leia a seguir.
Feedbacks são extremamente importantes
Quando você faz uma proposta a um cliente, você se prepara para se apresentar da melhor forma possível, para mostrar a ele que você é capaz e possui competência para realizar um ótimo trabalho dentro do que ele pretende.
Contudo, nem sempre você vai receber uma resposta positiva; aliás, muitas vezes você nem vai receber essa resposta. Isso quer dizer que você se dedicou a algo que não deu em nada.
Quando você recebe um retorno, mesmo que negativo, sua proposta resultou em algo, apesar de não ser satisfatório. Mas pelo menos você sabe no que errou, no que pode melhorar e assim por diante. O complicado é não receber feedback! Como fazer para conseguir um?
Dicas para conseguir feedback após o envio de uma proposta
Peça o retorno! Ao enviar uma mensagem para o cliente, solicite a gentileza de ele informar se gostou da sua proposta, e se deixe à disposição para esclarecer dúvidas. Seja bastante atencioso!
Também deixe selecionada a caixa de notificações para você saber se for rejeitado ou se outra pessoa foi declarada vencedora na proposta (opções disponíveis nas configurações da plataforma 99Freelas).
Dessa forma, você não precisa deixar reservado aquele tempo para a possível elaboração do projeto, e pode se dedicar a outras tarefas do seu dia a dia profissional. É uma ferramenta que auxilia bastante, mesmo que você não seja o freelancer escolhido.
Se você não recebeu retorno do cliente, caso não seja cadastrado na nossa plataforma de anúncios, você pode sim entrar em contato com ele, depois de alguns dias. É claro que deverá fazer isso com gentileza, sem cobranças, pedindo cordialmente para que ele envie notícias sobre a proposta enviada.
É extremamente interessante manter contato com seus clientes, mostrar atenção ao trabalho dele. Exiba interesse pela sua empresa, diga que você está com espaço disponível na sua agenda e que se lembrou dele. Que você adoraria colaborar com a empresa dele, mas que não recebeu contato, e assim por diante.
Saiba lidar com críticas negativas
Se você não recebeu um feedback do cliente informando que foi escolhido, mas entrou em contato com ele para ter o retorno, é possível que você receba uma crítica negativa. Mas nem tudo está perdido!
Dependendo da forma como você lidar com a situação, você pode trabalhar para esse cliente mais tarde, ou até mesmo ser indicado por ele para outros clientes. Peça, com educação, os motivos para a sua não contratação naquele momento, seja gentil e educado e se coloque à disposição.
Como citamos, receber um feedback negativo é melhor do que não receber retorno nenhum. Pense nisso e elabore as suas estratégias para contornar as dificuldades. Você tem um ano inteirinho para arrasar e cumprir as suas metas!