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Para você, há quantos tipos de clientes? Muitas pessoas respondem: dois, os bons e os ruins. Porém, há cinco deles. Para conhecer esses tipos e saber como ter sucesso com eles, leia abaixo o que preparamos sobre o assunto.
Os que não detalham o projeto
Você já se deparou com projetos com poucas informações? Quando isso acontece, você corre o risco de não entregar o job como o cliente gostaria, por falta de informações na especificação. O que fazer? Perguntas!
Tire todas as suas dúvidas antes de aceitar o projeto, para saber se ele se encaixa nas suas possibilidades e pretensões. Depois é tarde!
Os que não têm certeza do que precisam
Quando um cliente posta um anúncio, talvez ele precise de um freelancer que possua determinada habilidade técnica que ele não tem. Nesse caso, não tem muita certeza do que precisa avaliar em um freelancer, não sabe se você é capaz de executar bem o job.
Se isso acontecer com você, explique ao cliente o que você pode fazer por ele e como fará isso. Mostre que você tem capacidade e as habilidades para a entrega como ele deseja, mostre que você conhece a sua parte para a conclusão bem-feita do projeto.
Os que não respondem rapidamente
Você sabe que comunicação é essencial em um projeto, não é mesmo? Dessa forma, se esforça para levar a resposta ao cliente o mais breve possível. Acontece que o oposto pode não ser verdadeiro, isto é, o cliente pode demorar a responder os seus questionamentos.
Ao se deparar com essa situação, analise: se você ainda não iniciou o projeto e a demora for muito grande, você pode cancelar a sua participação e o vínculo, enviando um recado a ele com a informação.
Se já começou, você pode entrar em contato conosco para que tentemos resolver a falta de comunicação com o cliente.
Os que falam outro idioma
Se o seu cliente não se comunica bem em português e você não domina o idioma que ele fala, a sugestão é inserir as falas no Google Tradutor. É claro que a tradução sempre acontece de forma literal e pode ser que não seja o ideal, mas é possível ter uma boa noção do que foi dito.
Nós recomendamos que você diga ao cliente que está utilizando uma ferramenta de tradução, para que ele entenda prováveis erros na comunicação.
Os que sabem exatamente o que querem
Para finalizar, nós também temos aquele cliente que sabe exatamente o que quer, que não reúne as falhas exibidas nos outros tipos. Isso é ótimo!
Para se dar bem com esse cliente e garantir outros jobs, não deixe de cumprir os combinados, sendo honesto e verdadeiro em todas as situações. Ele fez a parte dele, então você também deve fazer a sua!
Cinco tipos de clientes
Com quantos tipos de clientes você já se deparou? Procure trabalhar muito bem esses quesitos no seu modo de atuação, afinal, uma negociação reúne duas partes. Seja o freelancer ideal também!