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Se você acessar uma plataforma de anúncios para freelancers, certamente encontrará muitos profissionais cadastrados nas mais diversas áreas. Como sair na frente em meio a tantos deles? Como ter habilidades que se destacam perante os outros candidatos? Confira!
Sempre se comunique com clareza
A clareza e a transparência são habilidades que todo freelancer deveria ter. Afinal, o cliente não conhece você nem seu trabalho, então, como ele vai confiar que você pode executar o job como ele precisa?
Porém, seu tom de escrita e sua forma de comunicação podem proporcionar essa confiança ao cliente, fazendo com que ele confie em você e em suas habilidades de execução do serviço. Mostre como você trabalha, exiba depoimentos, enfim, aja sempre de forma transparente e se dirija o tempo todo com clareza. Isso é muito importante.
Entregue seu trabalho conforme combinado
Se você combinou com o cliente de entregar o job em cinco dias, faça isso! Jamais prometa o que não pode cumprir, nem assuma trabalhos que talvez não consiga entregar no prazo. Isso pode comprometer a qualidade do seu serviço, pela sobrecarga de trabalho, e pode sair caro para você.
Portanto, se você disse que concluiria um trabalho em determinado período, programe-se para que tenha horas suficientes para uma excelente execução, sem passar períodos de descanso no serviço. Mostre competência!
Exercite a habilidade da compreensão
Prestar atenção a tudo o que o cliente informa é ter empatia, é saber compreender as necessidades dele. E é uma habilidade que nem todos os freelancers possuem!
Muitos profissionais estão preocupados somente em cumprir a sua parte para receber o pagamento, mas não se atentam ao que o cliente precisa, não prestam atenção em todos os seus desejos para a execução de um bom trabalho. Isso é perigoso demais!
Quando ler algum comunicado do cliente, procure compreender tudo o que ele pede. Se tiver dúvidas, esclareça-as sempre que necessário. Você não pecará ao fazer isso, mas sim ao ignorar o que o cliente solicita. Suas perguntas mostrarão que você é interessado em atender o cliente da melhor forma possível e ele lhe agradecerá por isso.
Aprenda com todos os tipos de retorno
Receber um elogio de um cliente é ótimo, não é mesmo? Todos nós adoramos elogios! Porém, nem sempre isso acontece, e tudo bem! Afinal, é possível aprender com os erros, e um retorno negativo pode ser interessante para você errar apenas uma vez.
Portanto, aprenda com todos os tipos de retorno. Receber um feedback como você não esperava pode não ser agradável a princípio, mas mostrará a você quais ajustes devem ser executados e o que você deve mudar para melhorar o seu serviço.
Tenha em mente que críticas são sempre construtivas, não leve a mal o cliente que não deixou um ótimo depoimento. Entender isso é uma habilidade importante para o seu sucesso!
O final de ano está aí, aproveite os dias de menos trabalho e mais folga para exercitar suas habilidades. Ano que vem, você recomeça com tudo!