Tempo de leitura: 2 minutos
Ser freelancer não é fácil. Se você é um, sabe do que estamos falando. Porém, existem alguns pilares da carreira freelancer, premissas que tornam esse profissional bem-sucedido se forem seguidas à risca. Leia para descobrir se algum desses pilares faz parte da sua rotina!
Pilares da carreira freelancer
Imagine uma casa. Ela tem uma base, uma sustentação, certo? Seu alicerce! Se não houver uma fundação muito bem executada, a casa pode ruir, desmoronar. É assim que funciona com a carreira de qualquer profissional, incluindo o freelancer.
Se ela não tiver uma boa base, uma boa formação, com pilares fortes e bem construídos, essa carreira pode encerrar logo depois de começar. Vamos conhecer quais são os pilares da carreira freelancer?
Autoconfiança
Se você resolveu trabalhar como freelancer, é porque acredita que é um profissional capaz de realizar as suas tarefas com competência, sendo o seu próprio chefe, dentro de horários e dias estabelecidos. Também acredita que é capaz de fornecer o seu sustento por meio do seu trabalho.
É por esse motivo que a autoconfiança é tão importante para o freelancer, que é um dos pilares de sua carreira. Se você não confiar em você, quem vai confiar? É preciso acreditar no seu trabalho, no seu potencial, e não se desmerecer para si e para os outros. Não fazer comparações e achar que o outro sempre é o melhor.
Disciplina
Para que você seja esse profissional capaz de ser o próprio chefe, de cumprir os combinados e prover o seu sustento, você precisa ter disciplina. Afinal, sem precisar bater o ponto todos os dias, você pode adiar cada vez mais o início do seu trabalho, agregando muitos “só mais cinco minutinhos” ao seu despertar.
Ser freelancer é ser disciplinado, é ter uma rotina para dar conta dos prazos e dos trabalhos que você assumiu, sem comprometer o seu descanso e as horas em família. É dizer não às distrações e criar uma rotina de trabalho antes do lazer. Como no trabalho tradicional, mas com mais flexibilidade e prazer.
Técnica
Você confia em si, no seu potencial, e tem disciplina para conciliar o trabalho em home office. O que falta? O pilar da técnica.
Por ele, o freelancer obtém conhecimento e método para executar suas tarefas com capacidade e qualidade. Sabe como montar um bom portfólio, se candidatar a anúncios em plataformas específicas e responder adequadamente aos potenciais clientes.
O freelancer que possui técnica sabe que pode executar um bom trabalho, em todos os sentidos: na apresentação, na execução do serviço, na comunicação. Sem técnica, um freela dificilmente sobrevive no mercado de trabalho acirrado.
Não ceda às dificuldades
Esse não é mais um pilar. Na verdade, é um conselho! Nem sempre o seu trabalho será perfeito, nem sempre você se sentirá estimulado a acordar e realizar as suas atividades, mesmo sendo o caminho que você escolheu.
Contudo, todos temos dificuldades, e o importante é não ceder a elas. Se você quer conquistar algo, lute para chegar lá, com as ferramentas de que você dispõe. Elas são: autoconfiança, disciplina e técnica.