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O freelancer possui um relacionamento diferente com seu cliente, já que estão em espaços diversos. Seu horário de trabalho é flexível, há autonomia para realização do serviço, entre outras características. Por conta disso, pode haver desconfiança por parte do cliente, de que o trabalho não seja entregue no prazo. Sendo assim, como criar uma relação de confiança e produtividade com ele? Leia para descobrir.
Relação por vezes complicada
Nem sempre a relação entre o freelancer e o cliente é de confiança, principalmente se for a primeira contratação e o cliente não conhece o trabalho do freela.
A relação entre freelancer e cliente pode ser complicada, mas também pode ser muito boa. Inclusive, pode haver um relacionamento duradouro e de confiança. De que forma?
Como criar uma relação de confiança e produtividade com o cliente
Acima nós afirmamos que é possível ter uma relação muito boa com o cliente, duradoura e com confiança de que seu trabalho será realizado com qualidade e entregue no prazo. Mas você sabe como estabelecer esse relacionamento com ele, desde o início?
Primeiramente, não atire para todos os lados. Elabore propostas que realmente interessarem a você, prepare um texto convincente e faça sua argumentação. Fale sobre experiências, depoimentos e especializações (ou indique seu portfólio ou perfil na plataforma).
Se a sua proposta foi aceita, uma relação de confiança começou a ser estabelecida. Afinal, ele acreditou que seu trabalho é o melhor entre o trabalho de todos os candidatos. Agora é o momento de você esclarecer todas as dúvidas, suas e dele, para que sejam conhecidas as expectativas de ambas as partes.
Essa conversa pode acontecer pelos meios de comunicação que vocês preferirem, seja a plataforma de freelancers, chamadas de vídeo, e-mail, aplicativo de mensagens instantâneas, enfim, após acordo mútuo. Não precisa de encontro presencial para que tudo fique às claras.
Para finalizar, envie por e-mail tudo o que foi acordado e peça confirmação do cliente. Salve o arquivo, será importante para ambos. Isso servirá como um contrato de prestação de serviços e também como prova caso uma das partes não cumpra o que foi combinado. Ele resguarda não somente o cliente, mas também o freela.
Se você acordou de entregar todo o trabalho de uma vez, e não parcial, recomendamos que se comunique com seu cliente de tempos em tempos, para que ele saiba que você está trabalhando no projeto dele. Pergunte se ele tem alguma dúvida e forneça feedbacks, caso necessário.
Para finalizar, cumpra o que foi prometido. Em uma relação de confiança e produtividade, ambas as partes do acordo cumprem o combinado. É uma via de mão dupla! Não considere o serviço garantido mesmo que você trabalhe para aquela pessoa há tempos, porque você pode se confiar e relaxar.
De preferência, trabalhe para entregar tudo com antecedência. Sabemos que imprevistos acontecem, e seu cliente ficará muito decepcionado se não receber o projeto no dia combinado. Ele poderá ficar desconfiado do seu motivo para o atraso, e a confiança poderá ser posta a risco. Não deixe que isso aconteça!