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Ficar sem trabalho é um dos maiores receios do freelancer, você concorda? E o que fazer para mudar essa situação, quando ela ocorre? Aliás, por que essa ocorrência? Leia sobre o assunto a seguir, é o nosso tema de hoje.
Por que não se consegue clientes
Pode haver outras razões para um freelancer não conseguir clientes, mas nós temos quatro principais, que serão mencionadas a seguir. Acompanhe:
- abordagem ao cliente: falhas na comunicação podem gerar essa falta de clientes. É preciso saber se comunicar com a pessoa que está precisando do serviço, atendendo-a de forma personalizada;
- portfólio sem qualidade: todo freelancer precisa ter um portfólio de qualidade, que apresente um histórico dos serviços oferecidos. Se não for um documento feito com atenção para mostrar a sua experiência e resumo profissional, pode afastar clientes;
- perfil profissional inadequado: aliado ao portfólio, o perfil profissional geralmente é encontrado em sites para freelancers, como o 99Freelas. Mais uma vez, é preciso elaborar esse documento com bastante atenção para que seja feito com qualidade e que exiba adequadamente as suas informações;
- valor do serviço: principal dos principais motivos para um freelancer não conseguir clientes, o valor do serviço é diferente do preço. Afinal, agrega benefícios ao cliente, como teste sem remuneração, desconto, entrega antecipada, etc. Uma proposta sem valor, apenas com o preço, pode não ser interessante.
O que fazer para mudar isso?
Identificados os possíveis erros para não se conseguir clientes, é hora de trabalhar para mudar a situação. Vejamos:
Abordar o cliente é como ser vendedor do seu serviço. Sendo assim, você deve ler com muita atenção o que foi solicitado e, se necessário, requerer informações adicionais. No momento de enviar uma proposta, mostre de que forma você pode resolver o problema dele, de verdade, sem copiar e colar a proposta padrão enviada a todos os clientes.
O portfólio e o perfil profissional, como citamos, precisa ser elaborado com muita atenção, para que tenha qualidade e esteja bem completo. Deve conter sua experiência profissional e um resumo das suas qualificações. Faça isso de forma clara e objetiva, passando segurança ao cliente e maximizando seus pontos positivos.
Para finalizar, o valor agregado ao preço. Mostre ao cliente por que ele deve contratar você, que benefícios ele obterá ao realizar essa contratação. É claro que você não poderá sair perdendo, deve ser algo vantajoso para ambas as partes, mas que prove que você é um profissional interessado em fazer mais do que aquilo que foi solicitado.
Se o cliente perceber que ganhar dinheiro não é o ponto essencial do seu serviço, e sim atender bem e resolver problemas, certamente a sua proposta terá muita relevância para ele.
Agora que você já conheceu os principais motivos para não conseguir clientes e também as formas de resolver a situação, é hora de elaborar as suas estratégias para mudar o rumo do seu trabalho ou garantir que você não passe por isso! Faça seu planejamento agora mesmo.