Tempo de leitura: 2 minutos
Nós sempre falamos em produtividade, em técnicas para acelerar a sua produção e gerar bons resultados em sua rotina. Porém, o assunto hoje é exatamente o oposto: por que você deve desacelerar para melhorar seus resultados.
Todos querem ser produtivos
Certamente você se sente insatisfeito depois de um dia produtivo. Quanto mais se trabalha, melhores os resultados, certo? Nem sempre.
Todos querem ser produtivos, querem trabalhar ao máximo, de manhã à noite. E, às vezes, quanto mais se trabalha, há mais coisas a serem feitas. Porém, hoje nós falaremos sobre desacelerar para melhorar seus resultados. Parece contraditório, parece algo que vai acumular mais trabalho, mas você entenderá a seguir.
Siga a regra 1-3-5
Segundo essa regra, somos capazes de concluir uma grande tarefa, três de tamanho médio e cinco menores. Se você a segui-la, perceberá que se sentirá muito produtivo e satisfeito ao final do dia.
Portanto, se você quiser melhorar os resultados, poderá seguir essa regra. A chave, mais uma vez, é seguir o planejamento para saber por onde começar logo cedo, no início do expediente, por prioridade de urgência ou complicação.
Pode parecer pouco, mas, se você seguir a regra 1-3-5, terá concluído nove tarefas em um dia, e provavelmente sobrará tempo para outras atividades, sem estresse.
Defina muito bem os prazos
É claro que você só poderá desacelerar se souber exatamente o prazo que tem para concluir determinada tarefa. Se ela precisa ser cumprida hoje ou amanhã, você não poderá deixar para mais tarde. Por isso, faça um planejamento contendo todas as suas tarefas semanais, colocando as urgentes ou mais complicadas para o início do dia.
Sabendo que tem um prazo maior para realizar suas tarefas, você não precisará trabalhar horas a mais em seu expediente, comprometendo seu lazer e descanso (e até mesmo a sua saúde). Com tempo, é possível desacelerar.
Cuidado com as interrupções
Porém, trabalhar em home office pode colocar seus planejamentos em xeque. Sendo assim, para que você possa cumprir as suas nove tarefas ou mais, deve ter cuidado com as interrupções. Elas acontecerão, é inevitável, mas a diferença é a forma como você lidará com elas.
Pode ser que você receba uma ligação, uma notificação no celular, que algum familiar chame você ou precise da sua ajuda. E agora?
Você poderá colocar um período para ser interrompido, isto é, um planejamento que contemple interrupções diversas. Assim, você não se sentirá pressionado ao ter que parar a sua atividade para resolver algo, nem se estressará com isso.
Pode parecer estranho e até hilário reservar um tempo para interrupções, mas isso deixará você menos cansado e tenso. Dentro do planejamento, não impedirá que você seja produtivo e que possa desacelerar.
Aliás, não se esqueça de colocar pausas na sua agenda também, para se alongar, fazer um lanche, beber água, até mesmo para se alongar.
Tudo isso ajudará você a pegar mais leve e, por incrível que pareça, a ser mais produtivo e a ter mais qualidade de vida pessoal e no trabalho.