Tempo de leitura: 2 minutos
Quantas empresas você conhece que atuavam em home office? E agora, durante a pandemia? Certamente o surto mundial de coronavírus mudou a rotina de milhares de empresas brasileiras. E como vai ficar o home office quando tudo isso passar? Confira a estimativa.
Crescimento de 30%
Segundo André Miceli, diretor executivo da Infobase e também coordenador do MBA em Marketing, Inteligência e Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o número de empresas que pretendem adotar a modalidade home office após a pandemia deve ser 30% a mais do que antes do surto.
Os dados foram o resultado de um estudo de André chamado Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios, que levou em consideração as respostas fornecidas por tomadores de decisão e gestores de cem empresas.
Isso quer dizer que, após a reabertura das empresas, quando for recomendado apenas o distanciamento social (em vez de isolamento social), as salas terão mais espaço entre um funcionário e outro, que não voltarão a trabalhar todos ao mesmo tempo.
Gradativamente a partir de então, quando as coisas voltarão a ser como eram antes, é que se espera o crescimento de 30% na modalidade home office para empresas. Acredita-se que os funcionários ficarão um dia por semana trabalhando a partir de casa, pelo menos, mesmo quando poderiam estar na empresa.
A pandemia mudou a rotina corporativa
Você já trabalha em home office e conhece as vantagens e os desafios da modalidade. Contudo, muitas pessoas estão conhecendo somente agora, pois optaram por trabalhar de modo tradicional e com carteira assinada. E suas chefias preferiam o funcionário em tempo integral na empresa.
Com a pandemia atual, muitas empresas foram obrigadas a testar o home office, mesmo que não acreditassem na modalidade. É algo que foi posto à prova pela primeira vez para muitas companhias, que foram forçadas a utilizar a opção para continuarem atuando.
Contudo, essa prática forçada pode gerar os resultados positivos obtidos no modo tradicional de atuação, mostrando que é possível, sim, atuar a partir de casa e entregar um trabalho com qualidade e responsabilidade. Ao perceber isso, têm-se a estimativa de crescimento mencionada acima.
É necessário compreensão por parte da chefia
O home office para empresas tradicionais pode ser algo novo para a maioria delas, mas é uma inovação importante para as corporações. Afinal, a tecnologia proporciona a realização de um trabalho eficaz e eficiente a partir de casa, além de promover o distanciamento social ou isolamento, de acordo com a região e os decretos estaduais.
Com o home office as empresas podem continuar atendendo e entregando bons resultados mesmo durante a pandemia, com humanização, qualidade e responsabilidade. As chamadas online são essenciais para essa continuidade e manutenção de vínculos, mostrando que a tecnologia não é um meio de afastar as pessoas, mas de aproximá-las.
A tendência de crescimento pode aumentar mais quando se perceber as vantagens dessa modalidade que você já conhece e tem como modo de atuação. Afinal, home office é um desafio que vale a pena!