Tempo de leitura: 3 minutos
O freelancer é um profissional que pode atuar nas mais diversas áreas. Contudo, ele também é um vendedor. Isto é, um vendedor de si, das suas experiências e qualificações. Como ser um bom vendedor do seu trabalho, como obter mais propostas e como negociar? Leia e descubra.
Elabore um planejamento
Antes de iniciar sua abordagem ao cliente, você deve elaborar um planejamento criterioso. Esse planejamento será seu norteador durante a negociação, seja para oferecer o seu trabalho, pedir aumento de valores ou até mesmo mais prazo para a conclusão do projeto.
Você saberá até que ponto poderá ir, tentando atender o cliente e saindo do conflito de interesses. Pense sempre nas expectativas de cada um e se esforce para que ninguém saia frustrado.
Defina os métodos de trabalho
Em que canais ocorrerá a abordagem ao cliente? Pode ser uma plataforma de projetos como a nossa, ou então outros meios que você preferir. Se for uma plataforma, atente-se para sempre cumprir as regras. Se não for, procure sempre ser profissional e seguir as regras de sua profissão para satisfazer suas necessidades e as do cliente.
De preferência, tenha tudo registrado. Em nossa plataforma as conversas ficam gravadas e nós intermediamos toda a negociação, mas essa prática é recomendada para conversas em outros meios. Deixe tudo registrado para posteriores consultas.
Elabore uma justificativa
Em uma negociação, o freelancer precisa ter uma justificativa. Isto é, por que você deve ser contratado, por que você está cobrando determinado valor acima dos concorrentes, por que você precisa de tantos dias para a conclusão do projeto.
Elabore uma justificativa bem completa, para que ela sirva de norteador na sua negociação. É claro que ela pode ser modificada dentro dos parâmetros que agradem a ambos, e isso também deve estar claro para você. Até onde posso ir sem prejudicar o meu trabalho e os meus rendimentos?
Encaminhe para a finalização
Toda negociação precisa ter um fim. Você pode continuar trabalhando para o cliente em outros jobs, mas aquele ali precisa ser entregue para haver uma conclusão e uma avaliação (e posterior pagamento). Sendo assim, após acertar toda a negociação que agrade a ambos, encaminhe a conversa para o término.
Confirme tudo o que foi combinado, especialmente prazos e valores, e garanta que seu cliente concorde com o que foi acordado (de preferência em registro por escrito). Assim, a negociação passa a ter validade e o projeto pode ser iniciado ou continuado.
Erros comuns de negociação
Para finalizar, alguns erros de negociação comumente cometidos, para você ficar atento e não errar:
– falta de confiança da sua parte;
– falta de investimento na negociação (não entender o ponto de vista do cliente, suas necessidades e problemas);
– importar-se demais com os resultados da negociação (por vezes o negócio pode não ser muito vantajoso financeiramente, mas pode render indicações ou avaliações positivas);
– dar um ultimato ao cliente, informando a ele que é sua última oferta. Isso tende a ofender a outra parte, fazendo-a procurar outro freelancer.
Com as dicas de negociação que sugerimos, todo freelancer pode ser um excelente vendedor do seu trabalho!