Tempo de leitura: 3 minutos
Somos humanos, passíveis de erros todos os dias. No quesito financeiro, quais erros você costuma cometer? Será algo comum aos outros freelancers? Leia nossa explanação para descobrir.
Iniciar seu negócio sem uma reserva
Quando você começou a trabalhar como freelancer, talvez não tenha tido sucesso desde o início. Isso é absolutamente normal, porque a partir de então sua rede de contatos e clientes começou a ser montada, além de ter mais tempo para se candidatar a projetos em plataformas como a 99Freelas.
Porém, iniciar seu negócio sem ter uma reserva é algo que pode prejudicar seriamente seu sucesso financeiro. Afinal, a renda pode demorar a surgir pelo seu trabalho freelancer, mas as contas não.
Não separar suas contas pessoais das profissionais
Mesmo que você atue a partir de casa, você possui uma empresa. Sendo assim, é importante separar as contas pessoais das profissionais, para você saber quanto de dinheiro deverá dispor e possui em cada modalidade. Isso também significa ter uma conta bancária separada, ok?
Os impostos são pagos dos recebimentos profissionais, de uma conta onde o seu rendimento foi depositado. Dessa forma, você também saberá direitinho quanto custa ter a sua empresa, se ela está dando retorno ou prejuízo.
Se você trabalha em home office, coloque as despesas de água, energia, internet e telefone como metade pessoal e metade profissional. Assim tudo fica preto no branco.
Não gerenciar o fluxo de trabalho
Como você organiza o seu trabalho? Possui algum aplicativo que facilita essa tarefa tão importante? Muitos freelancers cometem o erro de não ter um meio efetivo de gerenciamento. Isso é um erro grave, porque é fundamental programar muito bem a sua rotina.
Assim, você sabe os prazos para entrega do trabalho, quais são os serviços que você deve realizar naquele dia e também o quanto pode assumir de projetos ainda. O ideal é organizar-se por aplicativos como o Trello, que pode enviar lembretes e até criar faturas, mas isso é com você. Desde que se organize, pode ser até com um caderno ou agenda tradicional.
Não saber como cobrar pelo seu trabalho
A precificação de um serviço pode não ser algo fácil de fazer, isso é fato. Porém, se não for feita de modo adequado, refletirá no seu rendimento e sustento, podendo levar o seu trabalho ao sucesso ou ao fracasso.
Muitas pessoas não sabem como cobrar pelo seu trabalho, fornecendo um valor muito abaixo para conseguir ganhar mais projetos. Outras cobram um preço muito acima, por conta de suas experiências e qualificações. Ambos os casos podem ser arriscados.
Sendo assim, procure se informar sobre o valor cobrado por outros freelancers do seu segmento, trabalhando na média de preço para o mercado. É mais adequado para todos.
Não preocupar-se com o futuro
Nem sempre o freelancer consegue guardar dinheiro, seja para emergências ou planos de férias, etc. Contudo, é importante que ele não somente se preocupe com isso, mas também com seu futuro. Que tal aposentar-se com um bom valor mensal?
Todos os freelancers deveriam se preocupar com isso, para que tenham uma velhice tranquila e feliz, sem preocupações financeiras. Preocupe-se agora, e não depois.