Tempo de leitura: 4 minutos
Ser freelancer é uma profissão cercada de mitos, seja pela sociedade em geral ou pelas pessoas que pretendem iniciar na modalidade. Você sabe quais são os mitos que rodeiam a sua função? Leia para conhecê-los.
Dormir até bem tarde
Ah, uma das vantagens de ser freelancer é ter total flexibilidade de horários, podendo acordar bem tarde, até mesmo ao meio-dia. Certo?
Bem, é mito. Afinal, você bem sabe que a sua profissão realmente propicia trabalhar na hora que quiser, e você inclusive pode dormir até o meio-dia. Contudo, precisará arcar com o prejuízo depois.
Ser freelancer é trabalhar na hora que bem entender e dormir até a hora que quiser, desde que isso não prejudique a entrega do serviço ao cliente nem a comunicação com ele.
Dia livre para fazer o que quiser
A flexibilidade de horários também permite ao freelancer ter o dia livre para fazer o que desejar. Porém, é mito quando se tem a ideia de que não há compromissos na rotina de quem trabalha nessa modalidade.
Você pode, sim, ter mais tempo para realizar atividades pessoais, para dormir até meio-dia, assistir tevê, fazer compras, etc., todavia deverá compensar as folgas com trabalho até mais tarde.
O que você não pode é prejudicar a entrega do trabalho porque resolveu fazer uma maratona de filmes, já que seu serviço é a partir de casa. E se não cumprir determinada carga horária por mês, não conseguirá se sustentar com a renda obtida.
Uso de roupas casuais todos os dias
Freelancers realmente não precisam trabalhar de roupa social, como costuma ser exigido nos empregos tradicionais, entretanto o traje pode ser exigido em reuniões com clientes, sim.
Portanto, é mito que freelas somente usam roupas casuais todos os dias. Você pode inclusive trabalhar de pijama diariamente, se atua em home office, mas nas reuniões com o cliente você causará melhor impressão quando se apresentar com roupas mais formais. É sinônimo de respeito, de compromisso, de seriedade.
Sem chefe para fazer cobranças
Uma das principais causas para sair do emprego tradicional e ser dono do próprio negócio é a possibilidade de não ter mais chefe para fazer cobranças. Contudo, é mito, porque o freelancer precisará fazer cobranças a si mesmo para dar conta dos prazos, e os clientes também farão isso.
Os contratantes darão prazos, informarão as regras do serviço a ser prestado, poderão solicitar reuniões presenciais ou online. É uma forma diferente de ser chefiado, mas sempre haverá um chefe por trás da sua profissão, alguém a quem entregar trabalhos e atender exigências.
A rotina do freelancer é mais tranquila
Não trabalhar todo dia longe de casa, sem precisar pegar trânsito, vestir roupas formais e cumprir horário restrito são algumas das vantagens da rotina do freelancer. Parece ser sinônimo de tranquilidade, mas nem sempre é assim.
Afinal, o freela precisa trabalhar por determinadas horas diárias para dar conta do serviço, além de conciliar vida pessoal e profissional. É alguém que ficará “em casa” o dia todo, apenas mexendo no computador, e poderá receber mais atividades domésticas por conta disso (limpeza, compras no supermercado, pagamento de contas, cuidado de sobrinhos, etc.).
Além disso, a rotina do freelancer costuma ser mais estressante pela falta de renda fixa, que pode causar desespero em quem não consegue pagar os boletos em dia. Pode ser assustador preencher várias propostas e não sair vencedor em nenhuma, e ver seu dia não ser preenchido com trabalho a ser feito. Sendo assim, nem sempre é uma vida tranquila.
Freelancer é alguém que não possui emprego
Como você já deve ter percebido, freelancer é alguém que possui uma profissão como qualquer outra pessoa, porém atua em casa ou em espaços compartilhados com outros profissionais. Pode até mesmo trabalhar mais do que os outros, já que possui mais disponibilidade de horários para atender mais clientes.
Entretanto, nem sempre as pessoas podem ver o freelancer como alguém que trabalha. Afinal, está “em casa” o dia todo, pode escolher quando e onde trabalhar, e não tem chefe pegando no seu pé. Está desempregado, ou vivendo a vida que todos pediram a Deus. Ledo engano!
É um trabalho fácil
Ao final deste artigo, quando diversos mitos foram desvendados, é possível dizer que também não é verdade quando afirmam que o trabalho do freelancer é fácil. Você tem diversas vantagens, certamente, mas também muitos percalços pelo caminho, como:
- clientes difíceis, que exigem muito e pagam pouco;
-pautas complicadas, com pouco material para pesquisa;
- diversas distrações no trabalho, pois costuma ser o ambiente doméstico;
-procrastinação, já que sempre se pode dormir um pouco mais ou adiar a tarefa em favor de algo pessoal;
-síndrome da folha em branco, quando não se tem ideia de como iniciar o projeto;
- síndrome do impostor, que acontece quando a pessoa sente que não executou um bom trabalho, que poderia ter entregado algo melhor, se achando incompetente.
Por essas e outras, sua profissão tem valor, e muito. Não deixe que digam o contrário!