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Um erro bastante comum dos freelancers é cobrar muito pouco pelos seus serviços, pensando que deste modo conseguirão mais clientes e se afirmarão na plataforma de atuação. Conheça o risco de fazer isso, a seguir.
O que está atrelado ao valor do serviço
Para você ter uma noção de quanto cobrar pelo seu serviço, tenha em mente que diversos fatores estão atrelados ao valor do que você entregará ao cliente. São eles:
-qualidade do serviço;
-nível de profissionalismo;
-quantidade de experiência;
-diferencial no mercado;
-utilização de recursos para a prestação do serviço;
-cumprimento no prazo de entrega.
Portanto, se você cobra pouco pelo seu serviço, o cliente pode ficar receoso de que alguns fatores não sejam entregues. Por exemplo: qualidade do serviço inferior; que você não é profissional no segmento, não possui muita experiência ou não se destaca no mercado;
Pode achar ainda que você não utiliza bons recursos na prestação do serviço, como computador com boa conexão à internet ou que não possui bons recursos, correndo o risco de deixá-lo sem o trabalho no dia determinado.
O que você deve fazer
Se você cobra pouco, corre o risco de desvalorizar o seu serviço e a sua atuação como freelancer. Por outro lado, se cobrar mais do que a maioria dos profissionais do seu ramo de atuação, pode perder trabalhos porque o cliente optará pelo valor mais baixo. O que fazer?
Sugerimos que você avalie o seu trabalho e a sua atuação, desde que começou a trabalhar na área, mesmo quando ainda trabalhava com carteira assinada. Essa avaliação contemplará algumas perguntas, como:
-Sou pouco ou muito experiente, comparando-me aos outros candidatos?
-Meus trabalhos anteriores asseguraram bons resultados aos clientes? Eles me avaliaram bem nos projetos que concluí?
-Possuo um bom portfólio ou site para apresentar meus trabalhos, nas propostas que faço?
-Já trabalhei em vários projetos na plataforma ou ainda sou pouco experiente como freelancer?
-Posso ser considerado referência no mercado de atuação, pois estou por dentro do que acontece no meu segmento? Ou prefiro apenas realizar o meu trabalho do mesmo modo, há anos?
Os benefícios da contratação
Também sugerimos que você avalie os benefícios que o cliente terá ao contratar o seu trabalho, em detrimento dos outros candidatos. Ou seja: por que vale a pena contratar você, dentre tantas propostas?
Se o seu trabalho realmente fizer a diferença, então você pode cobrar a mais por ele. Afinal, terá argumentos para passar ao cliente. Por outro lado, se você ainda não se destacou como freelancer, seja por um ou mais motivos, deve equiparar seu valor cobrado à média de propostas do site.
Assim, você não eleva as expectativas do cliente, mas também não cobra um valor muito mais barato do que o praticado pelos outros freelancers, e não desvaloriza o seu trabalho ou fica no prejuízo.
Lembre-se de que estamos falando da sua reputação, da sua imagem como freelancer, e isso é mais valioso que dinheiro. É algo que garante mais trabalhos, boas avaliações e excelentes recomendações. É o presente refletindo no futuro.
Tenha atenção com os seus gastos
Outro fator que precisa ser levado em consideração é o quanto você gasta para manter o seu escritório, seja ele em home office, coworking ou da forma como você achar melhor. Acima nós mencionamos os recursos para prestação de serviço, e é hora de explorarmos esse tópico.
Se você cobra pouco, porque não possui muita experiência ou não apresenta um trabalho superior ao dos outros candidatos, pode achar que seu serviço precisa ser oferecido por menos.
Todavia, manter um escritório para prestação do serviço não é barato, pois é necessário adquirir alguns equipamentos e recursos para sua utilização: computador, internet, celular (aparelho e linha), energia elétrica, material de expediente, etc. Além deles, podemos citar especializações e divulgação do serviço.
Ao não considerar esses custos no preço estipulado na proposta, você também prejudica o seu trabalho no quesito rendimentos, e pode ser que trabalhe de graça ou fique no prejuízo.
Quanto você deve cobrar?
Chegando ao final do artigo, você já sabe a resposta para essa pergunta? Se não sabe, e é muito provável que não, é hora de considerar todos os questionamentos que fizemos acima, para definir o valor mínimo para sua proposta.
É preciso levar em consideração diversos fatores, que podem elevar o valor do seu trabalho ou colocá-lo na média de preço dos outros freelancers, mas tenha em mente que você nunca deve cobrar muito pouco, porque a precificação tem a ver com a sua reputação e a qualidade do seu serviço.
É hora de fazer as suas considerações!