Tempo de leitura: 3 minutos
Uma copy bem montada, que realmente chame a atenção, pode ser o “pulo do gato” de uma proposta freelancer. É quase como um anúncio: a sua copy precisa persuadir, inspirar ou influenciar o cliente em questão de segundos.
Parece difícil? Bom… nenhum de nós nasceu sabendo tudo, certo? O freelancer de sucesso é alguém disposto a aprender um pouco de tudo, de economia a marketing. Por isso, vem com a gente aprender algumas dicas e técnicas que podem ajudar. Produzir a melhor copy não é nenhum bicho de sete cabeças e a gente vai descomplicar isso agora.
Afinal, o que é copy?
Copy nada mais é do que a arte de escrever textos persuasivos. Sabe aquelas frases que você lê e pensa “nossa, é exatamente isso que eu preciso”? Então, esse é o poder da copy, que tem tudo a ver com o marketing pessoal.
Em propostas de freelancer, a copy serve para mostrar ao cliente que você entende a dor dele e que você é a pessoa certa para resolver o problema. Não é enrolação ou texto bonito sem propósito. É estratégia pura.
Reconheça (e use) gatilhos de convencimento
Já ouviu falar em gatilhos mentais? Eles são recursos psicológicos que ajudam a convencer alguém e também são muito usados no marketing. Compreender o conceito e como usá-lo a seu favor é fundamental para produzir propostas mais atraentes.
Alguns exemplos que funcionam bem em propostas: autoridade (“tenho mais de xx anos de experiência nesse tipo de projeto”), escassez (“posso começar ainda hoje para entregar antes do prazo”) e prova social (“já fiz trabalhos semelhantes e recebi ótimos feedbacks”).
Percebe como algumas frases quando pensadas estrategicamente conseguem aumentar e muito o poder de persuasão da sua proposta? Use-as com cuidado e sempre com honestidade. Inventar cases que não existem podem prejudicar e muito ao longo da carreira do freelancer.
Tenha objetivos definidos
Antes de sentar para escrever a sua copy, pare e pense: o que eu quero com essa proposta? Fechar rápido? Mostrar um diferencial técnico? Demonstrar flexibilidade?
Quando você define o objetivo, suas palavras fluem com mais naturalidade. Afinal, ninguém gosta de ler textos confusos que não dizem nada. E convenhamos: se você não sabe onde quer chegar, como o seu cliente vai saber?
Clareza, concisão e bom português são fundamentais
Se você quiser afastar clientes, é fácil! Escrever um textão sem pontuação, com erros de português e cheio de rodeios vai fazer com que eles saiam correndo. Mas, é claro, queremos exatamente o oposto!
A boa copy precisa ser clara (direta ao ponto), concisa (sem enrolação) e bem escrita (sem erros bobos que passam má impressão). Se estiver dúvida, releia a proposta antes de enviar, use corretores ortográficos ou até peça para um amigo revisar.
Um texto bem escrito demonstra profissionalismo e cuidado. Essas são qualidades que todo cliente procura. Use este recurso para aprimorar a qualidade das suas propostas e conquistar mais clientes.
Não deu certo? Parta para a próxima!
Nem sempre a melhor copy do mundo vai garantir um projeto. Às vezes, o cliente já estava quase fechando com outro freelancer, ou simplesmente preferiu outro estilo. O mais importante para o freelancer é não desanimar.
Com a 99Freelas, há dezenas de clientes novos todos os dias, buscando justamente o seu talento. Então, se não rolou com um (mesmo com uma copy impecável na proposta), parta para o próximo projeto.