Tempo de leitura: 3 minutos
Escolher o freelancer ideal para o seu job não precisa ser uma dor de cabeça. Claro, a 99Freelas está aqui para ajudar na sua procura, contudo há critérios indispensáveis para que a escolha seja a melhor possível.
Em um mar de profissionais, qual é aquele que melhor se encaixa no seu próximo projeto? Veja as dicas e encontre o freela ideal!
Além de um job único: crie relações duradouras
Quando se trata de contratar um freelancer, muitas pessoas focam apenas em resolver o problema imediato. No entanto, pensar a longo prazo pode trazer benefícios enormes para o seu negócio.
Já imaginou ter um parceiro que conhece a fundo suas preferências e objetivos? Essa relação de confiança não só facilita a comunicação, mas também acelera os processos, tornando tudo mais eficiente.
O processo de seleção é trabalhoso e encontrar bons profissionais nem sempre é simples. Então, pense estrategicamente e busque um parceiro que possa entregar muito mais do que um simples job.
Faça uma proposta caprichada
Lembre-se: os melhores profissionais muito provavelmente já estão em outros projetos. Assim, é necessário que a sua proposta seja atrativa. Saber vender o seu projeto é um passo importante para “pescar” os melhores profissionais.
Se você quer atrair o freelancer dos sonhos, precisa saber vender bem o seu job. Aqui, uma proposta caprichada faz toda a diferença! Seja claro e objetivo na descrição das tarefas, detalhando exatamente o que você espera do profissional.
Esqueça as propostas genéricas e pense em como fazer com que o freelancer se sinta valorizado e motivado a aceitar o trabalho. Freelancers talentosos e comprometidos buscam desafios claros e bem definidos.
Confira cada uma das habilidades do freela
Fique de olho nos detalhes do perfil do freelancer. Você vai notar que os melhores profissionais têm em seus perfis na 99Freelas uma lista muito bem definida das habilidades. Use isso a favor da melhor escolha!
Avalie cuidadosamente o portfólio do profissional e veja se ele tem a experiência necessária para entregar o que você precisa. Será que ele domina as ferramentas e técnicas que o job exige?
Outra dica importante é buscar freelas criativos, que possam entregar ainda mais do que foi pedido. Os melhores profissionais são aqueles capazes de trazer soluções inovadoras e com potencial de melhorar o projeto inicial.
Estude o histórico do futuro parceiro
Além das habilidades, o histórico do freelancer também é um aspecto crucial a ser considerado. Leia as avaliações de outros clientes, procure entender como foi a experiência de trabalho deles com esse profissional.
Fique de olho na avaliação do profissional que você vai contratar. Se ele teve boas entregas e se relacional bem com outros clientes, muito provavelmente vai fazer o mesmo no novo job.
A boa e velha recomendação funcionava em outras relações de trabalho e com certeza segue sendo um indicativo importante de profissionalismo. Freelancers com um histórico positivo tendem a ser mais confiáveis e a entregar resultados melhores.
Comunique-se com profundidade
A comunicação é a chave para qualquer relação bem-sucedida, e com freelancers, isso não é diferente. Ao escolher um profissional, certifique-se de que a comunicação entre vocês flui de forma clara e eficiente.
Explique suas expectativas, tire dúvidas e esteja aberto a ouvir sugestões. Uma conversa franca e direta evita mal-entendidos e garante que ambos estejam alinhados desde o início. Investir tempo em uma boa conversa é uma boa saída para não ter que refazer o trabalho depois.
Qualidade é melhor do que economia!
Você já ouviu que o “o barato sai caro”? Quando o assunto é contratação de freelancers, isso faz todo o sentido. Optar pelo profissional mais barato pode parecer tentador, mas será que ele vai entregar a qualidade que você precisa?
Investir um pouco mais pode garantir um trabalho bem feito e, muitas vezes, economizar tempo e dores de cabeça. Afinal, um job de qualidade reflete diretamente na imagem do seu negócio. Pense nisso na próxima vez que for contratar!