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É fundamental para qualquer freela, em qualquer projeto, saber alinhar com o cliente alguns pontos do job a ser realizado. Não se trata de um capricho, é uma necessidade que tem impacto direto no resultado do trabalho e no relacionamento entre as partes.
Se você já tem alguma experiência no mundo freela, já deve ter começado um projeto achando que estava tudo certo e, de repente, percebeu que você e o cliente estavam em páginas diferente.
Isso acontece mais do que você imagina! O alinhamento de expectativas é o passo inicial, e talvez o mais importante, para garantir que tudo corra bem nessa relação. Mas como fazer isso de forma eficaz?
Vamos descobrir juntos!
Entenda os objetivos do projeto
Antes de qualquer coisa, é fundamental entender o que o cliente realmente deseja. Afinal, como você vai chegar lá sem saber qual é exatamente o objetivo?
O cliente quer aumentar vendas? Melhorar o engajamento nas redes sociais? Lançar um novo produto?
Compreender o objetivo maior ajuda a direcionar as ações e evita que você perca tempo (e paciência) com atividades que não agregam valor ao resultado final. Assim as entregas ficam muito mais adequada às expectativas do contratante
Estabeleça o escopo do trabalho e os jobs
Agora que você já sabe onde quer chegar, é hora de definir o caminho. O escopo do trabalho é o mapa que vai te guiar. Liste todas as tarefas e etapas do projeto, de preferência com prazos bem definidos.
Aqui, é importante ser o mais detalhado possível para evitar surpresas desagradáveis. Sabe aquela história de “não estava combinado”? Pois é, o escopo serve justamente para evitar esses imprevistos.
E lembre-se: sempre que surgir algo novo, converse com o cliente. Esteja aberto a ajustes no escopo, mas faça com que o cliente entenda que se há trabalho extra, também serão necessários ajustes nos valores combinados.
Quais são as responsabilidades (de ambos os lados)
Qual freela nunca começou um projeto com a promessa de receber as informações necessárias para o trabalho e tomou um “chá de cadeira”? Sem dúvida, esse é um começo dos piores.
Defina claramente quais são as responsabilidades do freelancer e do cliente. Quem vai fornecer as informações necessárias? Quem aprova cada etapa? Quem está responsável pela comunicação com outros fornecedores?
Um projeto bem sucedido depende de todos, cada um na sua função. Assim, cada envolvido precisa saber os passos a serem dados. Ter as responsabilidades bem delineadas evita conflitos e garante que todos saibam exatamente o que fazer e quando fazer.
Comunicação clara é a chave do negócio
Se você é um freelancer atento, deve ter notado que os passos anteriores têm tudo a ver com a comunicação. Essa é a alma do negócio.
Seja claro, conciso e amigável nas negociações. Estabeleça canais de comunicação que funcionem. Se algo der errado, informe. Enrolar, em qualquer etapa de um projeto, é um mau negócio.
Se puder, estabeleça desde o início os canais e a frequência da comunicação. Será por e-mail? Reuniões semanais por videoconferência? Mensagens no WhatsApp? O importante é manter um fluxo constante de informações para garantir que todos estejam alinhados.
E aqui vai uma dica de ouro: sempre registre as decisões importantes por escrito. Isso evita mal-entendidos e serve como referência futura.
E se der ruim?
Mesmo com todo esse planejamento, às vezes as coisas podem sair do controle. Mas calma, não é o fim do mundo! Na 99Freelas, você conta com um sistema de mediação de conflitos para ajudar nessas situações.
Se surgir um desentendimento, a plataforma oferece suporte para encontrar a melhor solução para ambas as partes.