Tempo de leitura: 3 minutos
O Blog da 99Freelas tem o foco na vida do freelancer, mas dessa vez propomos uma reflexão um pouco diferente: você já pensou sobre como é ser filho de um freela? Bom, já dá para adiantar que não é fácil. Portanto, você freelancer deve sim pensar no assunto e se organizar para tirar uns dias de férias nas férias dos filhos.
Coloque-se por um momento no papel do filho ou filha. É claro que ele percebe como a vida do papai ou da mamãe freela é dura, com prazos, apertados, demandas variadas e a necessidade constante de estar atualizado.
Chega uma hora em que precisamos reservar alguns dias para a família e as férias dos filhos é um bom momento para isso. Mas será que é possível tirar uns dias de folga e ainda manter a produtividade?
A resposta é sim! E vamos te mostrar como.
Organização, organização e organização
Não há mágica na vida do freelancer. A base do sucesso é trabalhar com organização. Da mesma forma, a fórmula para garantir alguns dias de descanso nas férias dos filhos passa diretamente pelo poder de organização dos trabalhos.
Primeiro, planeje seus projetos com antecedência. Divida tarefas maiores em partes menores e defina prazos realistas para cada etapa. Isso não só ajuda a manter o foco, mas também a garantir que você terá tempo livre durante os dias de férias.
Se for o caso, lembre-se que na 99Freelas você pode encontrar profissionais para te ajudar com tarefas específicas, aliviando um pouco da carga de trabalho. Quem sabe você não encontre um parceiro freelancer até para compartilhar projetos futuros?
Financeiro na ponta do lápis
Uma coisa é certa: tirar férias sem se preocupar com as finanças é um alívio enorme. E para isso, é essencial ter o controle financeiro na ponta do lápis constantemente.
Faça já um levantamento de todas as suas despesas e receitas do dia a dia e veja onde é possível economizar. Reservar uma parte dos ganhos a cada mês e colocar esse recurso em um fundo de férias também é uma ótima ideia.
Com esse controle, você terá um dinheiro extra para gastar nos dias de descanso, ao mesmo tempo que tem a garantia do pagamento de todos os compromissos do mês de férias.
Tabelinha com os clientes
Organização de tempo e das finanças são os primeiros passos, mas lembre-se que um freela nunca está sozinho. Há parceiros que precisam ser informados sobre os nossos planos. Por isso, não se esqueça de mais uma dica de ouro: comunicação é a fundamental.
Informe seus clientes com antecedência sobre seus planos de férias com a família para que eles também possam se organizar. Esse tipo de comunicação evita supressas desagradáveis e que podem até colocar em risco o futuro da parceria profissional.
Em conjunto, freela e cliente podem estabelecer prazos para entregas antes e depois das férias. Assim, o freela garante seus ganhos e o cliente tem as suas demandas bem resolvidas.
Permita-se descansar
Finalmente, depois de passar pelas etapas de organização dos trabalhos, de garantir os recursos para as férias e de comunicar os clientes, chegou o dia do descanso. Aí vem uma etapa que talvez seja a mais difícil para muitos freelancers: desligar-se do trabalho.
Claro, essa fase exige uma certa flexibilidade para alguma eventualidade. Contudo, isso deve ser a exceção, e não a regra. Uma olhadinha no WhatsApp e no e-mail a cada fim de tarde pode resolver bem essa questão.
No mais, desconecte-se e permita-se descansar. De nada adianta organizar tudo se, no final, você não conseguir desligar do trabalho. Lembre-se de fazer com que o tempo com seus filhos tenha qualidade. Afinal, quem ama você merece esse carinho!