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Deu um trabalhão, mas você, freelancer, entregou o job. Fim do trabalho? Que nada, é hora de partir para um momento de análise de resultados. Acredite: isso pode ser muito rico para o seu crescimento como profissional e pode até render novos projetos.
Mais objetivamente: e agora? Como saber se o job foi um sucesso ou se houve erros no processo?
Não se desespere, estamos aqui para desvendar esse mistério juntos e te mostrar como tirar o melhor proveito dessa situação. Acompanhe!
Comunique-se: peça feedback ao seu cliente
Primeira parada no pós-job: que tal abrir o canal de comunicação e pedir um feedback sincero para o seu cliente?
Pergunte o que ele achou do seu trabalho, se ficou satisfeito com os resultados, se tem alguma sugestão de melhoria. Afinal, quem melhor para te dizer como você se saiu do que aquele que contratou os seus serviços?
Com o olho na lupa: busque métricas concretas
Se o projeto permitir, busque dados concretos que comprovem o sucesso do job. É hora de colocar a lupa nos números!
Quantos cliques aquele banner que você criou recebeu? Qual foi o engajamento nas redes sociais depois da sua campanha? O programa que você desenvolveu funciona perfeitamente? Cada profissional tem as métricas mais adequadas para cada tipo de job. Não pense duas vezes para usá-las.
Pegue esses números, faça uma análise minuciosa e descubra o que funcionou e o que precisa ser melhorado. Divida os resultados com o cliente e surpreenda-o com uma análise honesta e crítica.
Autoavalie-se: hora de usar a intuição
Além dos números, confie na sua intuição! Às vezes, um insight pode ser mais valioso do que qualquer métrica.
Se algo não deu certo, pense no que você poderia ter feito de diferente. Se algo foi um sucesso, analise o que contribuiu para isso.
Ninguém conhece o seu trabalho melhor do que você mesmo, então confie nesse feeling e use-o a seu favor. Esse tipo de análise ajuda ao profissional a estar em evolução constante e a sempre surpreender com novos e melhores resultados.
Aprenda: não menospreze erros
Não podemos esquecer da parte mais importante: aprender com os erros. Todo mundo erra, faz parte do jogo. Mas o que diferencia os bons profissionais dos excelentes é a capacidade de aprender com esses erros e transformá-los em oportunidades de crescimento.
Se algo deu errado, use isso a seu favor. Pesquise novas formas de trabalhar, experimente novos processos e não deixe que o mesmo erro ocorra novamente no futuro.
O principal é não menospreze os seus erros e fingir que eles não aconteceram. Encare-os de frente e use-os como combustível para evoluir cada vez mais.
Sempre atento: sua reputação é um parâmetro certeiro
Você sabe que cada job seu é avaliado pelo cliente na 99 Freelas, né? A somatória das avaliações cria a sua reputação, que fica exposta para os próximos potenciais clientes. Claro, quanto melhor a sua reputação, mais chances de conseguir novos projetos!
Assim, fique sempre de olho nesse tipo de avaliação e não deixe a bola cair. A sua reputação vale ouro na melhor plataforma de relacionamento entre freelas e clientes! Use-a com sabedoria!