Tempo de leitura: 3 minutos
Ter um perfil que realmente “funcione” na 99Freelas é um trunfo para quem busca mais e melhores jobs. Esse “funcione” está entre parênteses porque não colocar a sua especialidade lá no seu perfil, é preciso ir além e compreender a funcionalidade dele.
Vamos lá. A 99Freelas tem como objetivo ser a melhor plataforma de relacionamento entre freelancer e potenciais clientes. Ou seja, ela é uma facilitadora, para ambos os lados, mas isso não significa que as coisas funcionam em um passe de mágica.
Ao contratante, cabe expor projetos interessantes, com pagamentos e condições justas para os freelas. Para o profissional, é preciso mostrar suas habilidades, seu portfólio, manter uma boa reputação, e fazer que um potencial cliente entenda que ele é “o cara” para um determinado trabalho.
Já adivinhou, né? Isso é feito a partir de um perfil que “funciona”. Saiba mais com cinco dicas simples e poderosas!
Dica 1 – O poder da palavra
Na era da comunicação é necessário… Bom… Saber se comunicar. Isso é, não espere que o potencial cliente adivinhe quem você é. O seu perfil precisa ser claro e conciso nos objetivos de comunicação.
Cada frase precisa ter sentido na história que conta porque você é um bom profissional para ser contratado. Suas habilidades, trabalhos anteriores, comprometimento com os clientes, confiabilidade e experiência devem estar lá.
Uma dica extra: depois de escrever tudo o que for necessário, leia novamente. Depois disso, leia de novo. Por último, faça mais uma leitura. Isso vai ajudar a não passar nem um errinho sequer. A qualidade do seu perfil conta, e muito!
Dica 2 – O poder da sua história
Pense por um momento em cada uma das repostas para as seguintes perguntas: Quem é você como profissional? O que você fazia antes de ser freela? O que já fez depois de se tornar um? Quais foram os projetos que participou? Como foram as suas participações?
Perceba que cada uma das respostas é um sinal para um potencial contratante escolher o seu perfil para o próximo projeto. Você não é só uma pessoa, é a solução dos problemas para um potencial contratante.
Monte um portfólio e o mantenha sempre atualizado no perfil. Afinal, qual cliente não vai escolher um freela que está no auge da atuação?
Dica 3 – O poder do marketing
Percebeu como as dicas anteriores fazem parte de um auto marketing? Ou seja, ao montar um perfil que realmente funciona na 99Freelas, o profissional está colocando em prática habilidades de venda, mais precisamente de auto venda.
Não tenha medo de estudar sobre o assunto. Seja você um designer, um programador, um redator, ou faça parte de qualquer outro ramo de atuação, é hora de entender o marketing como um conhecimento de fundamental valor para o seu futuro.
Nesse ramo, você não é só uma pessoa, é também uma marca. Ao entender isso, as chances de criar um perfil mais poderoso é muito maior.
Dica 4 – O poder do conhecimento
Certificações mostram que o freelancer está em sintonia com novidades do seu ramo de atuação, que é um profissional inquieto em busca de conhecimento e que, por consequência, pode contribuir de forma mais profunda em projetos de futuros parceiros.
Há na internet uma infinidade de cursos, muitos deles gratuitos. Por que não fazer desses conteúdos um trunfo a mais para o seu perfil na 99Freelas?
Dica 5 – O poder da boa reputação
Uma das ferramentas mais poderosas da 99Freelas é o rankeamento de reputação. Tanto o freela como o contratante são avaliados, um pelo outro, após um trabalho conjunto. Essa informação também faz parte do perfil de ambos.
Ora, não adianta ter um perfil redondinho se você não é bem avaliado. Ou seja, mantenha o seu trabalho no maior patamar de profissionalismo, com entregas eficientes e pontuais. Trabalho bem feito aumenta a reputação e, com certeza, tem um alto poder de conquistar mais e melhore clientes.
Capriche e aproveite os resultados!