Tempo de leitura: 3 minutos
Você, que decidiu encarar a vida de freelancer, sabe que a jornada é cheia de desafios e recompensas, mas também tem seus desafios. Um deles é a instabilidade financeira. E é aí que entra a reserva de emergência.
Ela é um fundo financeiro que pode ser acessado caso o freela entre em apuros. Os jobs minguaram e as contas estão vencendo? É só recorrer a esse recurso.
Saiba mais e evite dores de cabeça!
Por que ter uma reserva de emergência?
Nenhum de nós está imune a imprevistos. Se, de repente, o cliente some do mapa ou uma crise global bagunça o mercado? E se um acidente impede o profissional de trabalhar?
Sacou como um fundo financeiro para garantir a estabilidade do profissional é importante?
A verdade é que precisamos dessa segurança, já que ficar à mercê do acaso pode se tornar um problemão. De fato, há muitos profissionais que desistem da vida de freelancer com medo de encarar esse desafio.
Como montar uma reserva de emergência?
Não tem segredo. O primeiro passo é colocar os gastos na ponta do lápis, ou melhor, na planilha. Nela, entram todas as contas que precisam ser pagas, com uma sobra para o lazer (afinal, também precisamos dele, né?).
O resultado é que você irá conhecer o quanto precisa ganhar a cada mês com o trabalho. Aí, é só adicionar um pouco a mais. É com esse recurso que vai nascer a sua reserva de segurança.
Quanto deve ter na reserva de emergência?
Alguns especialistas dizem que o fundo de reserva precisa ter entre três e seis meses das contas fixas do freelancer. Pode parecer bastante, mas juntando um pouco de dinheiro mês a mês dá para chegar nesse número rapidamente.
Uma vez que o target seja atingido, é possível começar a fazer investimentos. Busque negócios seguros e que você possa fazer o resgate com facilidade. Afinal, a reserva de emergência precisa estar disponível a qualquer momento.
Liberdade ajuda na produtividade
Ter uma reserva de emergência é aumentar o controle financeiro. A gente sabe o quanto instabilidades podem tumultuar o nosso dia a dia, né?
Trabalhar com “a faca no pescoço” nunca é bom. Definitivamente passar por crises financeiras é ruim para o foco e a produtividade. A reserva de emergência é uma forma de lutar contra esse tipo de problema.
Melhoria no planejamento
Uma vez que o freela esteja mais seguro em relação às finanças, ele pode tomar decisões estratégicas para o crescimento do negócio com muito mais tranquilidade. Mesmo que algo não dê certo (paciência, isso acontece), as contas do mês que vem vão estar garantidas.
Assim, a reserva de emergência significa um amadurecimento do profissional freelancer. Com ela, o freela tem liberdade para inovar e levar os rendimentos para um outro patamar.
A 99Freelas: parceria de confiança
Contar com um bom parceiro para a captação de jobs é realmente uma boa ideia. Afinal, com um maior número de projetos, a possibilidade de garantir uma reserva de emergência cresce bastante.
Com uma variedade de projetos, pagamento garantido e uma comunidade vibrante, a 99Freelas é como um “porto seguro” para quem quer levar a vida de freelancer a sério.