Tempo de leitura: 3 minutos
Vamos encarar uma dura realidade: freelancer ou não, nenhum profissional é uma máquina de alta criatividade. Uma hora ou outra algum empecilho pode aparecer. Por isso, conhecer as dicas para lidar com o bloqueio criativo antes mesmo que ele apareça é uma boa ideia.
O lado bom da história é que há sim maneiras de driblar essa situação. Nós freelas (redatores, designers, desenvolvedores web ou de qualquer outra área) temos a criatividade como valor. Por isso é bom cuidar bem dela!
Pensando nisso, se liga nas dicas e não deixe que bloqueios atrapalhem a sua trajetória!
Mantenha a cuca fresca
O stress é um inimigo da criatividade. Forçar-se a encarar mil tarefas ao mesmo tempo não ajuda em nada. Não force a criatividade.
Por isso, conhecer os seus próprios limites e fazer pausas regulares para relaxar são de boa ajuda. Isso ajuda a liberar a pressão e estimular a criatividade na hora de pegar duro nas tarefas.
Na hora certa, no lugar certo
Uma rotina de trabalho e um horário regular também são de grande ajuda. Quando você cria essa rotina, sua mente fica treinada para se manter mais ativa nesse período.
Além disso, cuide do seu “cantinho de trabalho”. Uma boa cadeira, confortável e ergonômica, com uma mesa na altura correta, e um notebook à altura dos olhos tornam o trabalho mais confortável. Ninguém merece trabalhar com dores nas costas, né?
Nem tudo é trabalho (mas tudo é inspiração)
Permita-se relaxar nas horas vagas. Curta uma música, um bom livro, um filme daqueles que mais te agradam. Cada um desses momentos de lazer relaxa a sua mente e serve de combustível criativo.
Além disso, a inspiração para um próximo projeto pode nascer justamente nesses momentos de não-trabalho. A sua criatividade rola mais solta quando você se permite relaxar.
Aqueça a mente
Se você faz exercícios físicos, sabe bem que um bom aquecimento ajuda e muito na produtividade deles. O corpo bem preparado rende mais para a atividade física. Pois saiba que a criatividade funciona da mesma forma.
Tirar alguns momentos para escrever livremente ou fazer rabiscos é uma espécie de aquecimento criativo. Tente para ver os resultados!
Ideias na ponta do lápis
Você já acordou à noite com uma baita ideia na cabeça? Uma sacada para um próximo projeto já surgiu “do nada” quando você nem estava pensando no trabalho? Isso acontece. E muito.
Então, que tal manter um caderninho de ideias? Mesmo que você não use a ideia na hora, ela pode ser muito útil no futuro, em especial quando surgir algum bloqueio de criatividade.
Uma mão lava a outra
Você provavelmente conhece outro profissional que trabalha em uma atividade parecida com a sua, certo? Proponha a ele uma troca de ideias (e de sacadas) sobre novos projetos. Uma hora ele te ajuda, outra hora é você quem vai ajudá-lo. Ambos saem ganhando.
Esse exercício é cada vez mais comuns em grupos de profissionais nas principais redes sociais, no WhatsApp, ou até em plataformas como a 99Freelas. Acredite: tem muita gente boa por aí pronta para se ajudar mutuamente.
Aprenda consigo mesmo
Profissionais mais experientes tendem a passar menos por bloqueios de criatividade. Isso porque, com o tempo e com o ganho de experiência, aprendemos a desenvolver de forma mais natural o nosso trabalho com criatividade.
Pare um tempo, procure entender o seu próprio processo criativo e de onde vêm as suas melhores ideias. Repetir e moldar esse processo pode ser a chave para um trabalho mais fluído e livre de qualquer onda de falta de criatividade.