Tempo de leitura: 3 minutos
Sim, existe uma enorme pressão e responsabilidade quando decidimos entrar no mundo freela. Afinal de contas, o freela é seu próprio chefe e, sendo assim, somos nós mesmos que nos cobramos sobre qualidade, prazos, captação de novos jobs, equilíbrio da vida pessoal, entre outros aspectos.
Quem não conseguir lidar com isso, certamente vai ter dores de cabeça gigantescas para se enquadrar nesse mercado de trabalho.
O lado bom é que existem maneiras de lidar com essa pressão e responsabilidade. Quer saber como? Veio ao lugar certo!
Nem tudo são flores
Ser freelancer definitivamente tem grandes vantagens. Poder fazer o seu próprio horário, trabalhar de onde quiser, escolher tarefas e clientes é muito bom. Contudo, como diria um famoso freeelancer das histórias em quadrinhos, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.
Se você ainda não pegou a referência, estamos falando do Homem-Aranha. Nas histórias em quadrinhos Peter Parker tem dois empregos. Um é fotógrafo freela de um jornal. O outro é como super-herói. E ele ainda tem toda uma vida pessoal para lidar.
Você provavelmente não salva o mundo no seu dia a dia, mas certamente se reconhece um pouco com o personagem. Não é fácil equilibrar vários jobs, as contas a pagar e a vida pessoal. Mas se o Peter consegue, você também vai!
Organização é o começo de tudo
Em vez de ficar balançando em teias por aí, que tal criar uma agenda bem detalhada com tudo o que você precisa fazer em cada dia e quando são as entregas? Separe um tempo também para a captação de novos clientes.
Outro ponto importante é que, em meio ao trabalho em si, você também deve ficar de olho nos aspectos financeiros. O dinheiro que está entrando, os gastos que você tem com os Jobs, tudo têm que estar na ponta do lápis, ou na tela do computador.
Política do erro zero
Não é raro o mundo ficar à beira de um colapso quando um super-herói dá uma mancada. E olha que o Homem-Aranha vive pisando na bola (e depois consertando tudo).
Nós freelancers somos meros humanos e, sim, erramos! No entanto, enquanto profissionais, temos uma responsabilidade em minimizar os riscos de erros. Isso se faz com qualidade de trabalho.
Não é porque você é o seu próprio chefe que vai descuidar da qualidade do seu trabalho, certo?
Tenha muito cuidado com tudo o que você produz. Depois de terminado, cheque cada ponto. E, por fim, cheque de novo, só para ter certeza de que a sua entrega é a mais perfeita possível.
Ninguém é de ferro
Nem o Tony Stark, o Homem de Ferro, é de ferro. Na verdade, ele usa uma armadura de ferro, e é um personagem que adora festas.
Assim como ele, você também precisa de um tempo livre. Se divertir com os amigos, estar com a família, se dedicar a hobby são atividades que fazem bem para a sua cabeça e, assim, ajudam você a manter a produtividade. Não perca isso de vista.
Outro ponto é que você merece férias de vez em quando. Fazer um planejamento para poder tirar alguns dias de folga por ano pode ajudar, e muito, no seu equilíbrio emocional.
Seja resiliente e justo consigo mesmo
Ser chefe de si mesmo é difícil? De fato é. Vira e mexe, Peter Parker pensa em desistir de ser o Homem-Aranha. Talvez você até já tenha se sentido com vontade de deixar a vida de freela para trás.
Com resiliência e força de vontade (além de organização e planejamento) dá para superar a pressão até com uma certa facilidade.
Para isso, seja justo consigo mesmo. Não se imponha tarefas e prazos que são apertados em demasia. Controle as metas financeiras em níveis que você possa atingir. Quem não faz isso, inevitavelmente acaba estafado e frustrado por não atingir objetivos que, na verdade, eram irreais.
Ninguém precisa ser um Super Freela. Basta ser você mesmo, com os pés no chão, que o mundo vai estar a salvo no fim da história.