Tempo de leitura: 3 minutos
Não dá para se enganar. O mundo freelancer é competitivo e, sendo assim, é necessário usar toda ferramenta disponível para se destacar e conseguir mais jobs. E uma das mais poderosas, inclusive aqui na 99Freelas, é o personal branding.
O Branding pode ser explicado como um conjunto de ações estratégicas para criar um posicionamento, propósito e valores de uma determinada marca. O personal branding vai na mesma linha, mas o foco é criar uma espécie de marca para o profissional.
Em outras palavras, nós freelancers temos a necessidade de construir uma imagem que exponha nossas habilidades e competências. Mas, afinal, como fazer o seu branding pessoal? Se liga nos pontos fundamentais.
Quem é você e quais são os seus objetivos?
Antes de começar a construir sua marca pessoal, é essencial definir sua identidade e objetivos. Pense em como você deseja ser percebido pelas pessoas e quais são seus principais pontos fortes e valores. Considere o que o torna único e autêntico. A partir dessas reflexões, você poderá desenvolver uma estratégia coerente de personal branding na 99Freelas.
Seu perfil, sua porta de entrada para mostrar seu personal branding
Como está o seu perfil? Perceba que ele é um cartão de apresentação. Assim, é importante que ele esteja bem editado, com informações atualizadas e sem erros de português. Não se esqueça que o tipo de linguagem que você utiliza e a organização do seu perfil, também fazem parte do seu personal branding.
Um bom exercício nessa fase é pesquisar em uma aba anônima do Google pelo seu nome. Isso vai te dar noção de como as pessoas que não te conhecem te enxergam ao fazer a mesma coisa.
Na 99Freelas, o cliente também possui uma área para pesquisa. Ele pode pesquisar pelos freelancers da plataforma através das áreas que atuam, pelo ranking, por recomendações e também através das palavras-chaves. Então fique ligado em deixar o seu perfil da maneira em que deseja ser encontrado e utilize essas ferramentas a seu favor! É nessa hora que você deve aproveitar para impor sua identidade que deseja passar aos seus futuros clientes.
Crie uma presença consistente
Seu perfil na 99Freelas já está redondinho. Esse é um bom primeiro passo, mas fique atento também a outros pontos da sua presença.
A forma que você tem o primeiro contato com o cliente e como você mantém a comunicação com ele, irá dizer muito sobre você e do seu trabalho. Sendo assim, dar atenção ao enviar sua proposta e a forma que você irá conduzir o projeto, é muito importante para você construir seu personal branding.
Confira também se a apresentação do seu portfólio está dentro das ideias que você definiu para o seu personal branding. Lembre-se, você é um profissional e um eventual cliente muito provavelmente vai fazer buscas para procurar saber quem você é. Procure se comunicar com esse público.
Importante lembrar que em todas as ferramentas citadas anteriormente devem ser desenvolvidas com coerência uma com a outra. Ou seja, se no seu perfil você utilizou uma linguagem formal, a sua proposta e a sua comunicação com o cliente, devem seguir a mesma linha. Isso é manter sua identidade e ter consistência.
Branding é percepção
Resumindo o que foi falado de forma simples, o personal branding é a percepção de quem é você. Ao entender isso, fica mais fácil construir a sua marca.
Além disso, o personal branding é um job constante para você mesmo. Colocar no seu radar uma observação atenta de como as pessoas te enxergam não é perda de tempo, é um investimento de alta qualidade.