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Após a conquista do cliente, é hora de se preparar para uma entrega de alta qualidade. Isso só é possível se soubermos o que alinhar com o cliente antes de executar um job. Afinal, precisamos saber com exatidão o que é o job e como serão a entrega e a aprovação.
Você talvez já tenha passado por experiências como a de um cliente pedindo, após a entrega, demandas que não foram combinadas. Bom… O melhor é evitar isso com uma comunicação clara, que começa logo nos primeiros momentos desse relacionamento.
Conhecer alguns passos ajuda bastante nessa hora. Quer ver como? É só seguir a leitura!
Passo 1 – Como começar um job freelancer?
Fechar um job já é uma luta. A competição é dura, os preços nem sempre são os que queremos. Mas, contando com uma ajudinha de plataformas como a 99Freelas dá para superar essa etapa.
Os primeiros contatos com o contratante já são cruciais para que a entrega seja a melhor possível. Seja claro e preciso na comunicação. Alinhar as expectativas desde o primeiro momento evita dores de cabeça no futuro.
Passo 2 – Sem medo de questionar e pesquisar
Ok, já conquistamos o job e conhecemos o contratante. É hora de saber em detalhes os objetivos que devem ser atingidos. Para isso, mais uma vez, a chave é a comunicação clara.
Compreenda as metas a serem alcançadas e os requisitos específicos do cliente é fundamental. Converse, navegue pelo perfil do cliente dentro da 99Freelas, compare dados com a concorrência e analise projetos semelhantes.
Tudo isso vai te ajudar a entender os melhores caminhos e a cultura da empresa (ou a pessoa) para quem você está prestando serviço. Note que ainda nem colocamos a mão na massa, mas o projeto já está em andamento.
E aí que entra o ponto central desse conteúdo!
Passo 3 – Afinal, em um job, o que (e como) alinhar com o cliente
Conheça em detalhes as metas que o cliente busca alcançar com o trabalho a ser realizado. Quais são os resultados ele espera do job? Quais públicos ele pretende atingir? De que forma?
Saber essas respostas inclui estabelecer:
• o escopo do trabalho;
• os prazos de realização;
• o orçamento disponível para o trabalho;
• preferências de estilo ou design do cliente;
• especificações técnicas envolvidas com o job;
• restrições ou limitações para a entrega.
Ao conhecer cada um desses pontos, o planejamento fica mais claro e a execução tem subsídios para ser mais eficiente.
Como sabemos, um cliente satisfeito pode muito bem voltar a nos contratar, ou até fazer indicações. Portanto, alinhar o job com o cliente de forma eficaz é uma necessidade profissional do freela.
Passo 4 – E se “der ruim”?
Não dá para se iludir. Mesmo com essa comunicação clara, pode haver problemas. O cliente pode pedir tarefas que não estavam no escopo original, enrolar com a aprovação, pedir milhões de retrabalhos em relação ao projeto original.
Enfim, a relação pode não funcionar.
Por isso, é bom que o alinhamento do job esteja escrito. Se o seu papel como freelancer no job estiver documentado, você tem condições mais adequadas para negociar possíveis conflitos no pós-entrega.
E se nada disso deu certo, é bom contar com um canal de moderação, como o que a 99Freelas oferece. Uma plataforma de qualidade pode ser a solução para evitar esse tipo de problema.