Tempo de leitura: 3 minutos
Criar uma reserva de emergência é fundamental para o profissional que atua como freelancer. Afinal, em geral nós temos a vantagem de trabalhar em casa, fazer o nosso próprio horário e escolher os nossos clientes. Mas também temos nossos perrengues.
Um mês ou outro os clientes podem não aparecer, sempre há a possibilidade de um gasto extra ou algum outro imprevisto financeiro. A vida é assim!
Então, como se programar para criar essa reserva financeira de emergência? Bom, siga as dicas do blog da 99Freelas e você já vai dar um grande passo!
Dica 1 – Lápis e papel (ou planilha) na mão!
Você já tem uma planilha de gastos? Se não tem, saiba que ela é uma necessidade para o controle da sua vida financeira.
Nela, você vai colocar todos os gastos com a casa, com o trabalho, aprendizado, transporte, filhos (se você tiver), e outras das mais diversas. Em outro campo, entram os seus ganhos.
Aí chegamos a uma matemática simples. O que você ganha tem que ser mais do que você gasta, e ainda sobrar um pouco para ir para a reserva.
Dica 2 – Estabeleça metas realista
Agora que você conhece com mais detalhes a sua saúde financeira, é hora de estabelecer qual é o tamanho da reserva freelance de emergência.
O ideal é construir um pé de meia que cubra pelo menos três meses de despesas fixas. Contudo, se você conseguir uma reserva maior, melhor ainda.
Dessa forma, você tem mais segurança no caso de surgirem imprevistos, e até mais tranquilidade na hora de buscar novos clientes.
Dica 3 – Xô tentação!
Já chegou a um equilíbrio no qual você ganha mais como freela do que gasta e ainda sobra um pouco para a reserva de emergência? Bacana, mas é nessa hora que surgem as tentações.
Uma roupa mais cara, um eletrônico novo, uma balada mais dispendiosa. Essas, entre outras, são tentações que são fáceis de surgir. O mais difícil é resistir e manter a reserva intacta.
Dica 4 – Aproveite as mais diversas oportunidades
Mesmo que você já esteja em um ponto de equilíbrio, não esmoreça. Sempre há novas oportunidades que o freela pode aproveitar. Por exemplo, mantenha o seu perfil na 99Freelas em dia, pois um novo cliente pode estar atrás de alguém como você.
Ficar de olho na planilha e aproveitar oportunidades também para a redução de gastos é outra atitude inteligente. Tente identificar como economizar com as despesas fixas e eventuais.
Outro ponto: se você já tem a reserva de emergência, estude se é possível fazer algum investimento que faça com que os recursos se fortaleçam. Deixar o dinheiro parado sem que ele renda não é uma boa ideia.
Dica 5 – Ninguém é de ferro
Você, freela, é um profissional moderno e que vive em um ambiente super competitivo. É sim preciso muito trabalho para que esse tipo de atividade pague todas as contas e ainda sobre um pouco para a sua reserva de emergência.
Porém para que você possa render ainda mais, também é preciso equilibrar as suas atividades com a sua vida social e o lazer.
Assim, logo que você tiver a sua reserva de emergência estabelecida, pense em novos passos. Por exemplo, você pode agora separar uma parte dos ganhos para garantir um período de férias.
Com uma dose de bom senso e com planejamento, dá para se permitir vez ou outra um gasto extra. Faça isso, mas tenha cuidado para não exagerar!