Tempo de leitura: 3 minutos
Já esteve na dúvida entre ser um freelancer especialista ou generalista? Bom… se você está nesse mercado há um tempo, provavelmente já passou por essa dúvida. E se está chegando agora, esse momento de escolha deve chegar em breve.
Caso você não conheça os termos, eles são autoexplicativos. O freelancer especialista é aquele que se especializa em uma determinada área. O freela generalista é pau para toda obra. Caiu um novo job no colo, ele pega.
Em ambos os casos há vantagens e desvantagens e o blog da 99Freelas vai te ajudar a decidir qual é o seu perfil.
Freelancer generalista ideal entrar no mercado
Para começar a entender a questão de freelancer especialista ou generalista, é bom pensarmos um pouco sobre o mercado de oferta de trabalhos.
Quem está começando, em geral, acaba se voltando para o perfil generalista. Afinal, todos nós precisamos de um portfólio e, para isso, é necessário aceitar diferentes jobs. Acontece que dificilmente esses trabalhos vão ser logo no início dentro de um mesmo nicho.
Assim, o freela iniciante tende a ir para esse lado. Com demandas mais genéricas ele consegue seus primeiros jobs e, aí sim, pode pensar em se especializar.
Freelancer especialista: maior valor agregado
Algumas pessoas já chegam ao mercado freela com um grande conhecimento em uma determinada área. Esse know-how, somado aos contatos que esse freelancer provavelmente já tenha em uma área, é um trampolim para a conquista de clientes.
Esse é um tipo de profissional, que por já ter conhecimento avançado, trabalha mais rapidamente e é altamente confiável. Isso significa que ele pode cobrar mais por um determinado trabalho.
Freelancer generalista x especialista: nada é para sempre
Mesmo que você tenha começado no mercado freela com um perfil, nada o impede de trocá-lo com o passar do tempo. Afinal, em ambos os caminhos há vantagens.
Um freelancer generalista costuma a cobrar menos por seus trabalhos, mas tem uma oferta maior de oportunidades. Um profissional freela especialista pode cobrar mais, mas tem um nicho de oportunidades menor.
Da mesma forma, com o passar do tempo o generalista ao trabalhar várias vezes em uma mesma área, ganha conhecimento, aumentando as possibilidades de conquistar novos jobs. Esse é o chamado aprendizado multidirecional.
Já o especialista, ao variar o seu leque de conhecimento, fica marcado como por isso e pode ter dificuldades no futuro para ampliar seu campo de atuação. Esse é o aprendizado unidirecional.
O que o mercado prefere, freela especialista ou generalista?
A escolha do perfil do freela varia muito de um cliente para outro. Há quem queira um preço mais em conta e busque pelo generalista. Aí cabe ao profissional se mostrar capaz de aprender sobre o campo de atuação do cliente.
Por outro lado, empresas de áreas como tecnologia, engenharia, saúde, entre outras, pode sim topar um pagamento maior em troca do conhecimento.
Especialista ou generalista: jogue como puder!
Imagine um jogador de futebol que atue, digamos como zagueiro. Se ele for um especialista na defesa, talvez o melhor do mundo nessa posição, certamente vai ser hiper valorizado por essa capacidade.
Um outro zagueiro, que também possa atuar como um lateral ou até mesmo como meio-campista, pode até não ser o melhor do mundo em nenhuma dessas posições. Contudo, se ele fizer bem o seu papel (seja em qual for a posição), ele com certeza também tem o seu valor reconhecido.
O mais importe é que cada jogador (ou no nosso caso, cada freelancer) conheça os seus potenciais e os use da melhor forma possível.