Tempo de leitura: 3 minutos
Engana-se quem acredita que freelancer não se incomoda em seu trabalho! Não é porque ele é o próprio chefe que não vai ter problemas, e um deles pode envolver clientes tóxicos. Se você não sabe identificar um, leia para descobrir. Pode ser que você tenha e nem saiba!
Quem pode ser um cliente tóxico?
A verdade é que todos podem ser um cliente tóxico, até mesmo alguém para quem você trabalha há um bom tempo. Clientes fixos podem se tornar tóxicos de uma hora para outra, principalmente se você mudar alguma coisa no seu método de trabalho, ou então clientes novos.
Esse tipo de cliente suga a sua energia, torna o seu dia ruim, faz diversas exigências. É alguém somente preocupado com seus direitos, mas não com seus deveres, e essas pessoas não hesitam em descontar a raiva em você.
Como identificar um cliente tóxico?
Somente por essa descrição talvez você já consiga identificar um cliente tóxico, mas às vezes pode ser mais difícil. Isso porque ele pode se disfarçar durante um tempo, apresentando sinais de toxicidade somente de vez em quando, especialmente se você não faz tudo como ele quer.
Aliás, a denominação cliente tóxico pode abranger todas as pessoas que entrarem em contato com você, não necessariamente clientes. Por vezes, o pedido de um orçamento pode gerar essa relação ruim.
Veja sinais de pessoas tóxicas:
- questionam o seu preço;
- fazem perguntas inadequadas sobre o seu método de trabalho;
- são pessoas inquietas,
- pedem descontos para fechar o serviço com você, prometendo mais trabalhos caso você aceite fazer o primeiro por menos;
- é agressivo em suas comunicações;
- pode demorar para responder e-mails, inclusive os que envolvem aprovação;
- nunca concorda com o que você diz ou faz;
- sempre tem uma crítica para fazer, e o faz como se fosse uma crítica construtiva, o que não é.
Vale a pena trabalhar para um cliente tóxico?
Muitas vezes o cliente tóxico fornece serviços recorrentes e é um bom pagador. É claro que isso é importante e você precisa do dinheiro desses trabalhos para fornecer seu sustento, porém é interessante avaliar e ver se não vale a pena sair dessa transação comercial.
É claro que você não poderá abrir mão do serviço sem ter outras fontes de renda, mas recomendamos que procure outros clientes, que avalie se não são tóxicos e que comece a transferir seus jobs para outras pessoas.
Sugerimos que se livre de clientes tóxicos quando se deparar com um, assim que possível. Freelancers possuem uma série de benefícios que aumentam a sua qualidade de vida e saúde mental, e isso não pode ser deixado de lado em nome de um cliente que paga bem, mas não traz melhorias para você.
O ano de 2023 mal começou, temos muitas chances para torná-lo incrível, e você pode começar fazendo a mudança pela análise de quais dos seus clientes são tóxicos. Provavelmente você já sabe, mas faça esse exercício com todos eles. Vale a pena, é por você.