Tempo de leitura: 2 minutos
Geralmente se encontra muito conteúdo sobre fazer transição de carreira CLT para freelancer. Mas como fazer uma transição de carreira já sendo freelancer? É sobre isso que vamos falar agora, acompanhe para começar a sua.
Organize os seus sentimentos
Parece estranho colocar esta dica aqui, mas você já vai entender do que estamos falando! Isso porque você certamente teve erros e acertos na sua carreira atual, os quais vai querer preservar ou descartar na sua carreira pretendida.
Sendo assim, organize os seus sentimentos (pode ser em diário, planilha, caderno, agenda, etc.) e saiba exatamente o que manter ou não. É um ótimo ponto de partida, porque você já vai começar na nova carreira sabendo o que mudar ou seguir. Você vai cometer novos erros.
Conheça pessoas da sua nova área
Aqui nós estamos supondo que você já sabe para qual área quer migrar, certo? Se ainda não souber, é interessante pesquisar cargos, salários e desafios do mercado, até mesmo fazer um teste de orientação vocacional.
Então você já sabe em que área quer trabalhar, agora precisa conhecer pessoas da sua nova área. Rede de contatos é essencial para todas as profissões, principalmente em transição de carreira, quando as pessoas não conhecem você como profissional da sua futura área.
A rede social LinkedIn é ótima para isso, mas você também pode buscar pessoas do seu círculo de amigos para se socializar. Quanto mais você fizer isso, melhor.
Prepare-se para embarcar em uma nova profissão
Quando falamos em transição de carreira, você está trabalhando em uma área, mas quer migrar para outra aos poucos. Sendo assim, você deve arrumar tempo no seu dia a dia para se preparar para a nova profissão, com esse diário de sentimentos, rede de contatos e também cursos.
Você precisa se especializar na sua nova área, porque assim poderá começar a se candidatar em projetos com a sua nova profissão. A sua transição somente estará completa quando você puder trabalhar só com a sua área pretendida, portanto quando for possível já comece a realizar projetos nas duas áreas.
Não desista
Se você resolveu seguir uma transição de carreira, é porque as suas expectativas não foram atendidas com a carreira atual. Porém, querendo ou não, você já está em um ponto interessante da sua carreira, já está na sua zona de conforto, e migrar para outra área dá trabalho.
Você sabe disso porque migrou do CLT para o freelancer, e agora deseja passar para outra função dentro do trabalho remoto. Não vai ser fácil, como você já tem conhecimento, mas ficar insatisfeito é pior.
No começo você vai se deparar com diversos obstáculos, pois praticamente está começando do zero, mas não é bem assim. Você já tem uma experiência como freelancer, então essa modalidade você já tira de letra. Passe para a próxima dificuldade e vá contornando-as.
Não desista, mesmo que você pense nisso diversas vezes por dia. Não pare até se sentir satisfeito, porque o sucesso pertence àqueles que persistiram. Pode não ser fácil, mas é possível.