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É claro que, quando um negócio é fechado, expectativas são criadas de ambos os lados. O cliente vai ficar ansioso para receber o trabalho, e você para elaborar um job que esteja à altura da expectativa criada. Porém, pode ser que o cliente fique muito ansioso e chame você diversas vezes durante o prazo. Como aprender a lidar com essa ansiedade? Leia e descubra.
Procure não levar para o lado pessoal
Em primeiro lugar, procure não levar para o lado pessoal essa ansiedade do cliente. Afinal, isso pode ser algo comum para ele, não acontece por não confiar no seu trabalho. Ele não está desconfiando que você não vá fazer um bom trabalho, senão nem teria te contratado.
Portanto, respire fundo e procure entender as motivações do cliente. Responda a tudo com calma, não estrague o seu projeto por emoções mal administradas.
Não ceda ao que não foi combinado
Acima nós sugerimos que você procure entender as motivações do cliente. Veja bem: não indicamos que você ceda a essas motivações, porque nem sempre isso é possível. Aliás, não é recomendável fazer isso, porque quanto mais você ceder, mais o cliente vai pedir concessões.
Se a entrega do job foi combinada para quarta, não entregue na segunda porque o cliente quis. Vocês realizaram esse acordo previamente, então cumpra a sua parte. Entregar antes do combinado somente porque o cliente é ansioso pode prejudicar a qualidade do trabalho, porque você vai ter menos tempo para fazê-lo e porque estará sob pressão. Não é bom sinal.
É claro que, se você conseguir, pode entregar antes do prazo estabelecido, mas só faça isso se não prejudicar a elaboração desse e de outros serviços. Se não, relembre os prazos, afirme que está tudo dentro dos conformes e não ceda; sempre com educação, mas firmeza.
Cuidado com a expressão corporal
Se você estiver em uma chamada de vídeo com o cliente ou reunião presencial, tenha cuidado com a sua expressão corporal. Isso porque, mesmo sem querer, você pode franzir a testa, revirar os olhos, bufar ou suspirar, e essas reações vão causar uma péssima impressão.
Controlar as emoções não é fácil, mas procure fazer isso para o seu próprio bem. Seja firme, ceda no que for possível, mas por fora mantenha uma expressão totalmente profissional. Corpo relaxado!
Reconquiste a confiança do cliente
Há pouco, falamos sobre o cliente já estar confiando em você, porque ele declarou você como o freelancer vencedor. Sendo assim, mesmo que pareça estar um pouco abalada, reconquiste a confiança do cliente. E a sua também.
Você pode fazer isso ao entregar o trabalho de forma parcial, conforme combinado, ou então por meio de contatos frequentes via canais estabelecidos (mensagens instantâneas, e-mail, etc.), com atualizações sobre o seu serviço.
Dessa forma, o cliente vai perceber que você está atendendo as expectativas, o que acalma a ansiedade dele e, de certa forma, a sua também. Um bom clima de trabalho é benéfico para ambos, então você não pode se deixar levar pela ansiedade do cliente. Combinado?