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Para executar um bom serviço, ter um briefing é quesito essencial! Não é garantia de que o job vai gerar satisfação ao cliente, mas é meio caminho andado! Se você souber exatamente o que ele quer, as chances de se dar bem aumentam muito. Leia para descobrir como fazer isso.
O que é o briefing?
Briefing é uma palavra americana que significa um resumo em forma de relatório. Isto é, o cliente informa, em linhas gerais, como ele quer que seja realizado o trabalho.
Assim, o briefing é um documento norteador que facilita a execução do job, pois mostra como o profissional deve realizar o trabalho para garantir a satisfação do cliente. O briefing é a forma de solucionar os problemas do contratante.
É mais fácil para o cliente responder perguntas
Alguns freelancers pedem que o cliente envie o briefing, enquanto outros mandam perguntas para o cliente responder. É claro que a segunda opção é mais viável para ambos, pois garante que todas as informações sejam repassadas.
Afinal, nem sempre o cliente vai responder aquilo que você deseja, então o vaivém de conversas pode atrasar a execução e entrega do job. Se o freela enviar as indagações que ele deseja que o cliente responda, a chance de dar certo na primeira conversa é grande!
Como fazer um briefing bem completo para o cliente responder
O briefing pode ser elaborado da maneira que você preferir, como um formulário do Google ou um e-mail, mas as seguintes informações são interessantes para a conclusão satisfatória:
- objetivo do projeto;
- responsáveis por conversar com o freelancer (nome, contato e horário de trabalho);
- histórico da empresa (maiores conquistas, posicionamento no mercado, etc.);
- orçamento para o projeto;
- público-alvo da empresa;
- resolução de problemas com o job;
- concorrentes da empresa;
- prioridades da empresa (se o trabalho for entregue em etapas, listar as mais urgentes);
- prazo de entrega do job;
- preferências do cliente (gerais e específicas);
- informações adicionais que ele queira mencionar e que não constam nos campos de preenchimento;
- possíveis referências para facilitar a execução do serviço.
Menos é mais!
É claro que, dependendo do projeto, não é obrigatório constar todas as informações mencionadas acima. Em alguns casos, menos é mais!
Portanto, sugerimos que você tenha um briefing personalizado para cada cliente, conforme a situação, porque pode ser que quatro ou cinco tópicos bem preenchidos sejam o suficiente para você.
Peça a colaboração do cliente
Ah, e de nada adianta você solicitar um briefing bem completo, e o cliente não responder conforme as suas intenções. Cliente monossilábico não ajudar em nada!
Assim, você deve ressaltar a importância de ele preencher o briefing da forma mais completa possível. Dizer que esse preenchimento pode levar um tempo para ser preenchido, mas que aumentará as chances de você entregar um trabalho de qualidade, que atenda de primeira as necessidades dele.
Faça um briefing bem completo e garanta um job com ótima avaliação! Comece agora mesmo a elaborá-lo.