Tempo de leitura: 3 minutos
Se você é freelancer há um tempo, já conhece os benefícios de se trabalhar nessa modalidade de atuação. Porém, se não houver conscientização e estudo sobre determinado fator, uma sombra pode pairar sobre os freelancers. Estamos falando da educação financeira, leia o artigo para conhecer mais sobre o assunto.
Freelancer x estabilidade financeira
Você acredita que o freelancer não pode ter estabilidade financeira? Pois nós, não! Se o freela souber a importância da educação financeira para a sua vida, vai sobrar dinheiro na sua conta, e não estamos falando de reserva para emergências.
O freelancer que praticar educação financeira terá dinheiro para:
- saldar seus compromissos;
- guardar para o lazer de fim de semana e feriados;
- tirar férias;
- investir para emergências.
A educação financeira para freelancers
Você acha que a educação financeira é importante para freelancers? Se respondeu afirmativamente, parabéns! É isso mesmo. A rotina do freela é instável, já que hoje ele pode ter muito trabalho, mas pouco amanhã. Assim, hoje ele tem muito dinheiro, mas pode faltar para mais tarde. Só que os boletos não esperam você ter dinheiro!
Portanto, se você receber muito hoje e não pensar no amanhã, não terá capital para fazer as coisas que descrevemos acima. E isso é horrível, porque a vida financeira do freelancer não precisa ser uma montanha-russa! É possível, sim, ter estabilidade financeira e obter os benefícios de ser o próprio chefe.
Como cuidar da sua vida financeira para ter estabilidade
Se você vive nessa montanha-russa de ter muito dinheiro hoje e nada amanhã, com gastos superiores quando os negócios vão bem, e gostaria de mudar essa situação para uma estabilidade financeira, a hora de transformar sua vida é a partir de agora!
Você não precisa ser um especialista em finanças para ter os bolsos cheios sempre. Afinal, essa não é a sua área de atuação. Porém, é importante que você conheça noções de taxas de juros, inflação, investimentos, etc.
É fundamental também que você tenha um controle de gastos, para saber quanto a sua empresa fatura mensalmente e de quanto você precisa para saldar tudo. Esse é o ponto de partida, isto é, poder honrar seus compromissos todos os meses e manter o seu negócio funcionando. Não ter prejuízo já é lucro!
Nós também recomendamos que, se for possível, você faça cortes e ajustes no seu orçamento. Dessa forma, poderá economizar para mais tarde, já que alguns gastos são supérfluos e você pode contratar pacotes mais básicos e mais baratos de produtos ou serviços que você tem. Aqui você deve fazer uma avaliação do que é prioridade na sua vida!
Para finalizar, sugerimos que siga e acompanhe nas redes sociais alguns perfis de especialistas em finanças. Eles dão dicas interessantes sobre como cuidar das suas finanças e manter a saúde financeira. Muitos fornecem gratuitamente conteúdo de qualidade todos os dias nos seus canais, e você pode aprender demais sem gastar nada.
Como você percebeu, a educação financeira é ponto fundamental na vida do freelancer. Mude a sua situação já!