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O portfólio é tão importante para um freelancer quanto uma vitrine para um lojista. Ele é uma peça de marketing pessoal que tem a função de mostrar as habilidades do freela de forma clara e atrativa. Ou seja, o portfólio tem que ser impactante para atrair a atenção dos clientes.
Há, contudo, alguns erros que muitos freelancers cometem ao preparar o portfólio. Por outro lado, há dicas para não cair em armadilhas e mostrar ao mercado que você é “o cara” para os próximos projetos. Veja abaixo!
Defina o nicho de trabalho
Quem é você no mundo freela? Um designer gráfico pode preferir, por exemplo, buscar trabalhos especificamente no campo de design de marcas ou atuar nos mais diversos campos da área. Um redator pode escrever apenas sobre tecnologia ou topar criar textos para os mais diferentes clientes.
Em qualquer um desses (ou de outros) casos, o portfólio deve retratar os objetivos do freelancer como profissional. Isso ajuda a atrair os clientes certos, ou seja, aqueles que realmente se interessam pelo seu tipo de serviço.
Histórias são bem-vindas
Agora que você já sabe o que fazer, vamos pensar em como contar a sua história. Não basta apenas mostrar o “antes e depois” de um trabalho; é importante adicionar um contexto para que o cliente entenda o que estava em jogo, o desafio que você superou e a solução que você trouxe.
Por exemplo, se você fez uma logo para uma loja de roupas, explique o processo criativo, os desafios que enfrentou e como conseguiu entregar algo único que realmente representasse a marca do cliente. Ao contar essas histórias, você vai dar mais profundidade ao seu trabalho, mostrando que não é só sobre a parte técnica, mas também sobre a sua visão criativa e profissional.
Gráficos e linguagem de alta qualidade
Imagens de baixa qualidade podem passar uma impressão errada, de que você não se importa com o seu trabalho. E o mesmo vale para o texto. Erros de português, uma linguagem confusa ou uma organização ruim podem atrapalhar a experiência do cliente no portfólio e até te fazer perder uma oportunidade.
Escolher imagens de alta qualidade, de preferências que mostrem seu trabalho em contextos reais (como fotos de produtos ou sites no ar), é essencial. A diagramação do seu portfólio é tão importante quanto! Garanta que o layout seja claro e agradável, com uma navegação simples.
Quanto à linguagem, evite exageros ou jargões desnecessários. Seja objetivo e direto. Lembre-se, o possível cliente pode estar com uma pilha de portfólios sobre a mesa e não quer perder tempo com textos prolixos.
Depoimentos de Clientes
Essa é uma estratégia de marketing que você certamente já viu por aí. Depoimentos de clientes são uma forma poderosa de validar o seu trabalho e agregar credibilidade ao seu portfólio.
Quando um cliente satisfeito fala sobre como o seu serviço fez a diferença para o negócio dele, isso não tem preço! Esses depoimentos funcionam como uma prova social, mostrando aos novos clientes que você já fez a diferença na vida de outros.
Certifique-se de pedir permissão para incluir esses depoimentos e, se possível, peça também para utilizar o nome da pessoa e o nome do projeto. Assim, fica mais pessoal e autêntico. Caso não consiga depoimentos textuais, quem sabe um vídeo ou uma foto de um cliente feliz com seu produto ou serviço?
Facilite o Contato
De nada adianta ter um portfólio incrível, se o cliente não consegue te encontrar. Facilite a comunicação, tenha seus dados de contato visíveis e acessíveis, seja por email, WhatsApp ou até mesmo um link direto para sua página de perfil na 99Freelas.
Certifique-se de que o potencial cliente saiba facilmente como entrar em contato com você, sem complicações. A ideia é que, depois de se encantar com o seu trabalho, o cliente não tenha que perder tempo tentando descobrir como falar com você.