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O freelancer que mostra profissionalismo para os clientes tem um diferencial competitivo e tanto! O fato é que o freela profissional, consegue mais jobs, com contratos mais vantajosos e projetos mais interessantes.
Para entender melhor, estamos falando de uma construção de imagem e de reputação. Mesmo que você tenha um perfil redondinho na 99Freelas, não basta parecer um profissional, é preciso agir como um.
Quando há profissionalismo, a relação com o cliente é melhor, o nível de confiabilidade cresce e, por fim, os ganhos tendem a ser melhores.
Mas que é, afinal, mostrar profissionalismo na atividade freelancer? Vem com a gente, conheça as dicas e prepare-se para melhores resultados!
O bom profissional se comunica
Não existe boa relação sem comunicação. Isso vale para a vida pessoal e também para a profissional.
Nas suas relações pessoais, você certamente não gosta de ficar sem repostas, ser tratado sem gentileza e nem de ter as suas necessidades subvalorizadas, certo?
Na vida de freelancer, você deve levar tudo isso em conta. Fique atento a ferramentas de mensagens como o WhatsApp e o email, mantenha um tom profissional em todas as suas interações (sejam elas escritas ou orais).
Seja claro quanto às suas expectativas e prazos, e esteja disposto a ouvir as dores dos clientes. Se houver problemas com o projeto, comunique-se, sem nunca tentar enganar. A ideia aqui é criar uma relação profissional de confiança.
O bom profissional tem entregas perfeitas
Prazos são promessas, e como diz o ditado popular, promessas são sagradas.
A entrega de um determinado job no tempo combinado é crucial para a construção da imagem como freelancer profissional. Essa atitude também ajuda na construção da confiança do cliente e da reputação do freela.
Note que a boa entrega não é apenas aquela pontual. É necessário também que haja qualidade no trabalho realizado. Essa dobradinha de pontualidade + qualidade vai impressionar qualquer cliente.
E se, por acaso, você não puder cumprir um prazo com qualidade, volte ao item anterior e comunique-se com antecedência para negociar uma nova data de entrega. Nunca deixe o cliente “no escuro” em relação ao andamento do projeto.
O bom profissional sabe se vender
Imagine que na cidade onde você mora há uma loja online que vende ventiladores. Nesse comércio há os melhores preços, os equipamentos são de altíssima qualidade e os prazos de pagamento são os melhores do mercado.
Mas há um problema: o site dessa loja é extremamente mal construído, há um monte de erros de português e a navegação não ajuda o consumidor.
Percebe como essa loja está perdendo oportunidades? Com o freela é a mesma coisa!
Por melhor que seja a sua capacidade dentro da área em que atua, se o seu perfil na 99Freelas não estiver bem construído, com um portfólio atualizado e cuidado com a imagem e escrita, você também vai perder oportunidades.
Destaque no perfil a sua experiência e as habilidades que possui. Faça com que possíveis novos clientes tenham vontade de trabalhar com você. E tenha extremo cuidado com o português!
O bom profissional age como tal
Não basta parecer um bom freelancer profissional. É necessário ser um.
A cada contato com o cliente, seja presencial ou remoto, o contratante deve “sentir firmeza” no contratado. Isso inclui manter uma aparência profissional durante videoconferências e reuniões virtuais, ser cortês e respeitoso em todas as interações, e usar linguagem apropriada.
Ainda que você tenha discordâncias em alguma interação com o cliente, mantenha o respeito. Em caso de desacordo, você pode pedir a mediação da 99Freelas, sem passar por desgastes desnecessários.
O bom profissional está em constante desenvolvimento
O profissionalismo também envolve o contínuo desenvolvimento de habilidades e esse é um compromisso que você deve assumir consigo mesmo.
O mundo é dinâmico, e você precisa estar sempre de olho em novas ferramentas ou tendências. Sempre!
Cursos, workshops, network com profissionais-referência ajudam (e muito) o freela a se manter atualizado. Perceba que com essa dica, o freelancer não só se torna mais competente, mas também mostra aos clientes comprometimento para oferecer o melhor serviço possível.