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A negociação é um ponto fundamental na carreira do freelancer. É a partir dela que novas oportunidades de negócio são amarradas. Ou seja, sem negociação, não há crescimento profissional.
Se esse é um ponto que preocupa você, caro freela, é hora de conhecer um pouco mais sobre as três técnicas básicas que você não pode deixar de aplicar.
Vamos nessa?
O poder do planejamento
A negociação começa muito antes da conversa com o potencial cliente. A partir do momento em que você toma o conhecimento de uma proposta, é chegada a hora de pesquisar.
Quem é o cliente? Quais são os valores, a visão e a missão da empresa dele? O que já foi feito na área em que você está prestando o serviço. Qualquer informação que você puder obter de forma prévia pode ser um trunfo nas suas mãos durante a negociação.
Assim, antes de começar qualquer conversa com um potencial cliente, é essencial que você esteja munido de um plano de ação. Entenda quais são os seus objetivos, analise o mercado, conheça o cliente e esteja preparado para enfrentar qualquer desafio que possa surgir no caminho.
Comunique-se bem e seja agradável
Mesmo com todas as informações em mãos, tudo pode ir por água abaixo sem uma boa comunicação. Lembre-se: uma boa conversa pode ser a diferença entre conseguir ou não um novo job.
Seja franco e não tenha medo de abrir o jogo com o seu cliente. Ouça o que ele tem a dizer, exponha os seus argumentos de forma clara e objetiva e esteja aberto para encontrar soluções que sejam vantajosas para ambos os lados.
Além disso, não é hora de entrar em temas polêmicos. Essa não é a hora de discutir política ou religião, por exemplo.
Mais um toque: lembre-se da comunicação não verbal. Uma pequena brincadeira ou até um sorriso podem fazer toda a diferença na hora de conquistar o seu novo cliente.
A precificação certeira
Ah, a precificação! Esse é um assunto que pode dar nó na cabeça de qualquer freelancer. Afinal, como saber se estamos cobrando o preço certo pelo nosso trabalho? Será que estamos subvalorizando ou supervalorizando os nossos serviços?
Bom, a resposta para essas perguntas está em saber reconhecer o seu próprio valor e entender o mercado em que você atua. Faça uma pesquisa, analise a concorrência, leve em consideração a complexidade do projeto e, claro, não se esqueça de valorizar o seu tempo e expertise.
A dica aqui é em primeiro lugar entender o projeto no qual você está entrando e só depois negociar os preços. Abrir os valores logo no primeiro momento pode colocar o freelancer em desvantagem na negociação.
Lembre-se: você não é apenas um prestador de serviços, você é um profissional qualificado e o seu trabalho merece ser valorizado como tal!
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Então não perca tempo e comece agora mesmo a aplicar essas técnicas na sua próxima negociação. O sucesso espera por você do outro lado da mesa!