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Sem a estrutura de uma empresa por trás, o freelancer acaba tendo que gerenciar diversas situações que fogem ao seu trabalho propriamente dito – questões relacionadas ao financeiro, comercial, suporte, administrativo e por aí vai.
Nem todas são completamente intuitivas e algumas se mostram até mesmo um pouco delicadas. Mas é só respirar fundo e botar a cabeça no lugar que tudo se resolve. Por exemplo:
FALTA DE INTERNET/ENERGIA POUCO ANTES DO FIM DE UM PRAZO
Querendo ou não, você está sempre à mercê dos serviços e das condições climáticas na sua cidade. Assim, um temporal, um vendaval ou algum outro evento pode derrubar sua energia/conexão à internet justamente quando o prazo final de um job está se aproximando.
Antes de entrar em pânico, verifique se é algo que talvez possa ser resolvido rapidamente (ligando para a operadora, por exemplo) e veja se compensa esperar a solução. Caso contrário, busque algum local com wi-fi, espaço de coworking ou até mesmo a residência de algum conhecido por perto e vá sem demoras até lá. Concentre-se em resolver antes o trabalho com prazo urgente para depois solucionar os problemas de infraestrutura.
CLIENTE PEDINDO MAIS COISAS DURANTE O PROJETO
É uma situação delicada. Eventualmente vai aparecer aquele cliente que pede mais coisas do que foi previamente combinado, sem necessariamente pagar a mais por isso. E você não quer desagradar ele, mas também não quer trabalhar de graça.
É uma questão de negociação. Procure analisar todo o cenário: isso vai exigir muito mais trabalho? Você conseguirá manter o prazo e a qualidade? Ou muda bastante o projeto? Diante destas respostas, apresente a situação ao cliente e, se achar necessário cobrar a mais, deixe tudo bem argumentado e fundamentado. Lembre-se: se você não valorizar o seu trabalho, ninguém vai (o 99 Freelas tem um artigo falando sobre o valor do trabalho de um freelancer. Leia aqui).
Mas analise caso a caso. Clientes mais antigos e com quem você já possui um relacionamento mais próximo acabam tendo um tratamento diferente dos outros. O importante é pesar o custo para você (em termos de horas e trabalho), a relevância dos pedidos e até onde você consegue ir para agradar o cliente sem prejudicar a si mesmo.
CLIENTES QUE EXIGEM MUITAS ALTERAÇÕES
É outro cenário bem comum. Um número determinado de alterações normalmente faz parte do contrato, mas existem clientes que acabam solicitando mudança atrás de mudança e criam uma quantidade gigantesca de retrabalho – e, como é retrabalho, você está perdendo dinheiro.
Em geral, esse tipo de situação acontece porque o cliente não sabe muito bem o que quer. Uma forma de evitar tal circunstância é criando um briefing bem detalhado a ser preenchido no início do projeto. Assuma que você sabe mais do que seu cliente e oriente o trabalho dentro do possível. Agindo como uma espécie de consultor, dando dicas e pequenas sugestões, você diminui as chances de retrabalho no futuro.
Claro, mesmo assim ainda vão surgir clientes ques exigem alterações sem fim. Nesse caso:
Ensine o cliente de que o seu tempo não é de graça. Lembre ele de que há limites bem definidos do que está incluído ou não no projeto. Isso não significa que você não pode alterar um ou outro detalhe sem custo visando melhorar o trabalho, mas fornece uma base sólida para interromper o fluxo de pedidos quando se tornarem um incômodo.
Dê a ele tempo para pensar e repensar as alterações. Peça para juntar as considerações e enviar todas de uma vez – além de facilitar na organização, esse tipo de processo ajuda a encarar a rodada de solicitações como uma nova fase do projeto. Uma mudança pequena por dia é uma coisa, mas dez mudanças pequenas de uma vez já é algo maior e mais complexo.
Com o tempo, você acaba desenvolvendo uma espécie de manual próprio em cima dessas situações e começa a resolver elas de forma mais natural. Não esqueça: cada contratempo é também um aprendizado. Agregar esse conhecimento à sua forma de trabalho é o que vai tornar você um freelancer ainda melhor no futuro.