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Com a popularização e aceleração da tecnologia e dos meios de comunicação, surgiu o trabalho remoto como uma forma das empresas criarem um diferencial produtivo sustentável em suas rotinas.
Atualmente, é possível ter acesso aos melhores profissionais e serviços contratando freelancers e autônomos liberais de todas as partes do mundo, por um preço justo e com qualidade.
Produtividade e independência
Contudo, o trabalho a distância – já previsto no Brasil há mais de uma década por empresas líderes, como a IBM, por exemplo – requer estratégias assertivas e alguns cuidados no gerenciamento de equipes. O trabalho home office se mostra muito eficiente e uma solução interessante principalmente para o caos das grandes cidades brasileiras.
Além disso, para o freelancer, a qualidade de vida e os ganhos financeiros podem ser superiores a qualquer outro modelo de trabalho. Não há fronteiras que impeçam empresas e pessoas de contratarem e se relacionarem com os melhores profissionais do mercado.
No Brasil, as empresas ainda são resistentes ao contratar funcionários alocados home office ou freelancers de várias partes do país, pois esbarram no desafio de gerenciar e acompanhar as rotinas produtivas, além de ainda haver uma lacuna nas formas de contratação formal destes profissionais. Muitas vezes, é preciso rever as políticas da própria empresa para que se ajustem a este modelo de trabalho. Mas é importante compreender que o trabalho a distância é uma forte tendência no Brasil, e isso exige empresas preparadas e profissionais maduros e responsáveis.
Gerenciamento de equipes e trabalho a distância
Se você já se decidiu em montar uma equipe 100% ou parcialmente remota, confira 10 estratégias funcionais para gerenciar a sua equipe de freelancer e outros profissionais contratados com foco na produtividade:
1) Estabeleça contratos: Mesmo que o freelancer não seja um funcionário da sua empresa, é importante estabelecer contratos entre todos os participantes da sua rotina produtiva. Os freelancers mais preparados possuem CNPJ e condições contratuais determinadas, bastando que as partes estarem de acordo com os termos propostos. O contrato é uma forma de garantir que a contribuição de cada envolvido seja contínua e não haja interrupções na sua produção. Para determinadas profissões, há a possibilidade de contratação CLT mesmo quando o profissional está alocado em outro ambiente, como o home office, por exemplo.
2) Espaços de coworking são uma alternativa aos home offices: Se você tem uma equipe próxima ao seu escritório e ainda não se sente confiante no trabalho remoto, uma opção é trabalhar com os seus liderados freelancers em um espaço de coworking, cada vez mais comuns pelo Brasil. É também uma forma inteligente de evitar grandes custos.
3) Analise o perfil profissional de cada membro de sua equipe antes de contratá-lo: Não tem coisa mais frustrante do que perceber, durante a sua rotina estabelecida, que um freelancer ou outro profissional contratado não possui todos os requisitos funcionais que você necessita. Pesquise bem o perfil profissional de cada candidato ao trabalho a distância. Peça amostras de trabalhos e projetos já realizados. Certifique-se de sua formação e experiência. Faça testes, se necessário. Confira se ele possui a estrutura tecnológica necessária para fornecer o serviço.
4) Deixe claras as suas expectativas: Sempre no início de um projeto, seja claro quanto ao que espera de cada colaborador. Informe também sobre os ganhos e diferenciais de cada função. Explique os requisitos do projeto de forma bem clara. Caso o freelancer não seja apto para o que estiver sendo exposto, deve dizer antes de assumir algo que não pode cumprir.
5) O acompanhamento deve ser contínuo: Atualmente, há softwares de gerenciamento de equipe e aplicativos competentes para o gerenciamento das atividades, mesmo para o trabalho a distância. É importante integrar a sua equipe através de um sistema, onde você pode acompanhar a produtividade de cada um. Você mesmo pode estabelecer, através de gráficos e planilhas simples, formas de mensurar resultados.
6) Tenha um Plano B: Se as coisas não derem certo na primeira tentativa com um freelancer, tenha opções. Sempre tenha perfis substitutivos de profissionais que possam ser integrados na equipe quando necessário. O mesmo vale para situações em que o profissional contratado esteja impossibilitado, por força maior, de executar as suas funções – é o caso de morte na família ou doença. Isso acontece e deve ser previsto.
7) Invista na comunicação: Este é talvez o principal elemento do trabalho a distância – a comunicação. Deixe os requisitos e solicitações o mais claro possível. Na dúvida, marque uma videoconferência ou fale por telefone. Mostre ao profissional que ele pode questionar sempre que houver dúvidas. Dê exemplos sempre que necessário. Crie manuais de instrução para cada função. Registre todas as ações de cada rotina produtiva. Assim não haverá erros e mal-entendidos.
8) Mais que contratos, construa laços colaborativos: O profissional freelancer é um parceiro, um colaborador, e não uma peça na sua engrenagem. Estabeleça laços profissionais em que ambas as partes ganhem com a experiência de trabalho. Isso faz com que haja menos rotatividade em sua equipe virtual.
9) Reconheça a autoria: No caso de freelancers e autônomos, é importante reconhecer a autoria ou participação do profissional em projetos para a sua empresa. Esta é uma forma que o profissional tem de ser reconhecido por seus feitos. Estabeleça formas de evidenciar o trabalho de seus contratados.
10) Cumpra sempre o prometido: Se você prometeu, mesmo que verbalmente, cumpra! Não há nada pior do que ser reconhecido como um contratante que não faz o que diz. Exija também aquilo que lhe foi prometido.